undefined

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Requerimento para votação em plenário da PEC-300 foi entregue com mais de 300 assinaturas de apoio

A Comissão Especial da PEC 300 esteve reunida, nesta quarta-feira (16), acompanhados de representantes dos praças e oficiais, com o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, para pedir a inclusão em pauta de votação da Proposta.
Na ocasião, o Deputado Federal Paes de Lira entregou um requerimento, de sua autoria, apoiado por mais de 310 parlamentares, solicitando a votação da PEC 300 pelo plenário.
O presidente da Câmara assumiu o compromisso de colocar a matéria em discussão na primeira reunião do colégio de líderes de 2010 prevista para a primeira semana de fevereiro.
Temer justificou que neste momento a Câmara está envolvida na votação dos projetos referentes ao Pré-Sal e na votação da Lei Orçamentária. Temer ainda afirmou que outro fator desfavorável para votação imediata é o recesso parlamentar que se inicia no próximo dia 22.

Continue lendo...

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Merece Reflexão

Recebí esse texto de vários oficiais por e-mail; apesar de não constar o autor, merece reflexão:

INDIGNAÇÃO

Após ouvir por várias vezes colegas descontentes com a atual situação
que se encontra a corporação resolvi dispensar um pequeno tempo para escrever.
Por alguns momentos fiquei parado sem saber por onde começar, então percebi que possuía o almanaque da PMPE e comecei a observar as fotos dos oficiais.
No primeiro momento observei as fotos dos Comandantes Gerais começando pelo Coronel de Exército Fernando Gonzaga Pessoa, passando pelo Coronel Jorge Luiz de Moura, Genivaldo Cerqueira de Albuquerque, José Carlos Lins Falcão, José Romero Rodrigues Leite, e pulando para o Coronel Weldon Rodrigues Nogueira, ao mesmo tempo em que comparei com os Ex-Comandantes Gerais Antônio Menezes da Cruz, Gustavo José Monteiro Guimarães, Roberto Carvalho Moura e Silva, Iran Pereira dos Santos, Cláudio José da Silva e o atual José Lopes, não precisamos tecer comentários para que todos percebam a diferença entre eles, logicamente guardadas as devidas proporções.
Outra diferença que me deixa a devanear é quanto a estupidez , a ignorância e o QI.
Num passado próximo se ouvia o desespero de oficiais frustrados com o nível de tratamento dispensado pelos antigos comandantes ao abordá-los como oficiais subordinados, a revolta era transparente e a vontade era de imprimir uma mudança comportamental que houvesse um tratamento respeitoso. Nessa linha de comportamento estúpido lembrei-me de vários Coronéis tais como Cel Alexandre Hulk, Cel Moura, Cel
Castelo Branco, Cel Vasconcelos entre outros; porém vejamos o que quer dizer estupidez:
O termo pode se referir ao uso inadequado do juízo, ou insensibilidade a nuances por uma pessoa que se julga inteligente.
Contrariamente, indivíduos inteligentes também podem ter um comportamento estúpido quando seu pensamento racional é descarrilado por opiniões fortes ou crenças rígidas. Neste caso a vítima cai na polarização da confirmação tornando-se intencionalmente cego e surdo à evidência contrária, enquanto ao mesmo tempo coleta as evidências que apóiem as suas opiniões e crenças.
Bom, continuando a devanear me veio à memória os atuais comandantes que tiveram como seus comandantes de outrora os oficiais estúpidos a que nos referimos anteriormente, pode-se verificar certa mudança na forma de tratar os subordinados, mas nem tanto, pois se tivesse ocorrido tal mudança hoje a SDS não estaria repleta de
policiais militares que preferem um tratamento mais cortez, mesmo se iludindo sobre o que seja melhor para a instituição a que pertence. Nesse contexto me vem a idéia de ignorância que é a falta de conhecimento.
A IGNORÂNCIA É A CAUSA DE TODOS OS MALES, É fruto de todas as incapacidades de raciocínio pois atrofia a capacidade individual de pensar e de ativar as partes cognitivas do cérebro, surgindo uma inércia, impedindo assim, qualquer forma de
desenvolvimento intelectual por mais que se freqüentem universidades.
Pois bem, como se encontra atualmente a instituição policial militar de Pernambuco? Em um estado de estupidez ou ignorância?
Até que ponto e em que nível os comandantes estúpidos de outrora permitiram as influência externas dentro da corporação, contribuindo com o que hoje está instalado na Corporação?
Até que ponto e em que nível os comandantes atuais permitiram, e se ainda permitem, as influências externas dentro da corporação, contribuindo com o que hoje está instalado na corporação?
Nesse meu devaneio não pude me furtar a fazer alusão ao quociente de inteligência, o conhecido QI.
Quociente de Inteligência é a medida derivada da divisão da idade mental pela idade cronológica, obtida por meio de testes desenvolvidos para avaliar as capacidades
cognitivas (inteligência) de um sujeito, em comparação ao seu grupo etário, ou seja, medem as habilidades gerais de uma pessoa em resolver problemas e entender conceitos, incluindo habilidades de raciocínio, de solução de problemas, armazenar e
resgatar informações e relacionar assuntos.
Interessante foi o fato de ter encontrado na internet um artigo sobre QI, este artigo falava o seguinte:
Um homem entra num bar novo, high-tech, e pede uma bebida. O barman é um robô que pergunta: qual o seu QI? O homem responde: 165. Então o robô serve um cocktail perfeito e inicia uma conversa sobre aquecimento global, espiritualidade, física quântica, interdependência ambiental, teoria das cordas, nano tecnológico e por aí.. O homem ficou impressionado, e resolveu testar o robô. Saiu, deu uma volta e retornou ao balcão. Novamente o robô pergunta: qual o seu QI? O homem responde: deve ser uns 100. Imediatamente o robô serve-lhe um whisky e começa a falar, agora sobre futebol, fórmula 1, super-modelos, comidas favoritas, armas, corpo da mulher e outros assuntos semelhantes. O sujeito ficou abismado. Sai do bar, bar e retorna novamente. O robô lhe pergunta: qual o seu QI? O homem responde: 40, acho eu! Então o robô serve-lhe um vinho tipo sangria, inclina-se no balcão e começa o diálogo:
Quantas armas o comandante de uma unidade de área deve apreender com o devido flagrante delito no momento que se dirige a sua residência após um dia inteiro de
trabalho?
Quantas operações o comandante de área deve participar nas sextas, sábados e domingos, de preferência à noite, comandando três a quatro viaturas, trepando em
árvore, para tentar diminuir o CVLI de sua área?
O bom é torcer para que na área do companheiro de trabalho, que comanda outra unidade operacional, o CVLI seja maior.
O interessante é próprio comandante se dirigir até o local de crime e realizar o levantamento cadavérico para ter na ponta da língua os detalhes do homicídio.
Mas, o mais importante é o comandante monitorar por meio do CIODS os homicídios de sua área, mas sem esquecer-se de perguntar o da área do vizinho, apenas por curiosidade.
Pois bem, o que podemos esperar quando a ignorância e o quociente de inteligência medíocre, ou mesmo abaixo da mediocridade, andam entrelaçados?
Assim deixou para reflexão: o que mais nos desvaloriza e nos torna indigno, a estupidez de outrora, ou a ignorância associada ao QI abaixo da mediocridade?
Talvez se o Autor assinasse mandassem ele para o Gabinete de Psicologia, como já fizeram com um Capitão, só por que o mesmo de forma inteligente externou seu pensamento. Assino-o como coadjuvante por entender que merece publicação neste espaço.
Elisio Viana - Cel PM

Continue lendo...

JC ONLINE

pe360graus - Notícias - Polícia

Pernambuco.com - Últimas Notícias de Pernambuco

De onde vêm os visitantes?

  ©Template by RonySantana.

TOPO