undefined

sábado, 7 de agosto de 2010

“QUEM VAI COLOCAR A CORDA NO PESCOÇO DA ONÇA?!”

A expressão popular que deu origem ao presente texto diz respeito à ATITUDE de se encarar alguém, algum problema, ou alguma situação em que teremos de agir naquele momento, sob pena de perdermos a oportunidade e fracassarmos na consecução dos nossos objetivos.

A palavra-chave é CORAGEM. Coragem é uma das principais virtudes do ser humano, senão a mais importante, pois até para AMAR temos que ter coragem; coragem para dizer NÃO; coragem para dizer SIM; coragem para admitir que erramos e voltarmos atrás quando necessário, revendo nossos posicionamentos; coragem para perdoar; coragem para sairmos da simples condição de coadjuvantes e sermos PROTAGONISTAS de nossas escolhas; coragem para promovermos as MUDANÇAS necessárias, na vida pessoal e profissional.

Ultimamente a POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO (PMPE) tem passado por processos que envolvem MUDANÇAS, ATULIZAÇÕES e ADEQUAÇÕES nas questões comportamentais e na busca de uma melhor gestão de pessoas e meios logísticos para ofertarmos à sociedade uma melhor prestação de serviços.

Neste contexto, faz-se necessário CORAGEM e HUMILDADE para admitirmos nossos erros enquanto integrantes da instituição POLÍCIA MILITAR, pois o primeiro passo para se resolver um PROBLEMA é admitir a sua existência, para depois equacioná-lo e tentar resolvê-lo, levando-se em conta o PROCESSO PARTICIPATIVO de todos (oficiais e praças, da ativa e da reserva), objetivando dar uma maior legitimidade às soluções encontradas.

Acredito até que já sabemos os verdadeiros PROBLEMAS E GARGALOS ESTRUTURAIS, bem como suas possíveis SOLUÇÕES. Basta só CORAGEM para resolvê-los. Portanto, “QUEM VAI COLOCAR A CORDA NO PESCOÇO DA ONÇA?!”. Isto não é tarefa de uma pessoa só, pois TODOS SOMOS RESPONSÁVEIS.

Amigos e amigas policiais militares de Pernambuco (oficiais, praças, da ativa e da reserva), OU NAVEGAMOS JUNTOS OU NAUFRAGAMOS JUNTOS! Não há outra saída. Sem a UNIÃO de OFICIAIS e PRAÇAS (da ativa e da reserva) estaremos fadados ao FRACASSO INSTITUCIONAL. Não esqueçamos que INSTITUIÇÃO FRACA remete a INTEGRANTES FRACOS.

Não adianta colocar a culpa nos outros, numa postura amadora de terceirizar nossas responsabilidades. Todos nós somos responsáveis pelo PASSADO, PRESENTE e FUTURO da PMPE. A hora é de UNIÃO, DESAPEGO, GENEROSIDADE e, principalmente, CORAGEM.

Entretanto, apesar dos problemas e situações adversas pelas quais estamos passando, jamais nos esqueçamos de valores fundamentais e essenciais tais como LEALDADE, ÉTICA, HONESTIDADE, dentre outros. Quando tais princípios forem olvidados, OS FINS JAMAIS JUSTIFICARÃO OS MEIOS. Quem assim proceder para alcançar os seus objetivos (pessoais e profissionais) não terá LEGITIMIDADE para COMANDAR e/ou LIDERAR quem quer que seja.

Por oportuno, conclamo os HOMENS e MULHERES que compõem a Polícia Militar de Pernambuco, do LITORAL ao SERTÃO, para participarmos de uma verdadeira ONDA SINERGÉTICA, que contagie a todos indistintamente, onde o “ESPÍRITO DE PORCO” dê lugar ao verdadeiro ESPÍRITO DE CORPO; onde o ALTRUÍSMO se sobreponha ao EGOÍSMO.

Não esqueçamos, entretanto, que a CORAGEM deve andar de mãos dadas com a INTELIGÊNCIA, PLANEJAMENTO e CAPACIDADE DE ARTICULAÇÃO. Há tempo para tudo, porém PACIÊNCIA DEMAIS É COVARDIA.

É sempre bom relembrar que somos agentes da lei e, como tal, devemos dar o exemplo. Tudo dentro dos ditames legais e sempre respeitando as autoridades legalmente constituídas. RESPEITO É VIA DE MÃO-DUPLA. QUEM QUER TEM QUE DAR. Porém, não devemos abrir mão dos nossos DIREITOS e PRERROGATIVAS, tais como tratamento e condições de trabalho, inclusive SALÁRIOS DIGNOS, JUSTOS e NECESSÁRIOS.

“JUNTOS SOMOS FORTES. UNIDOS SOMOS IMBATÍVEIS!”



Um forte abraço a todos!



NILSON APARECIDO TORRES GUIMARÃES

TEN CEL PMPE

Continue lendo...

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Após atentados à Rota, mais quatro veículos são incendiados

SÃO PAULO. Depois de um fim de semana violento, mais quatro veículos foram incendiados durante a madrugada de ontem na Grande São Paulo. Desde o fim de semana, quando o comandante da Rondas Táticas Ostensivas (Rota), o tenente-coronel Paulo Lopes Telhada, e o prédio da corporação foram atacados, pelo menos 17 automóveis já foram queimados na região. Ninguém ficou ferido.

Anteontem, o governador Alberto Goldman (PSDB), que no domingo descartou uma ação coordenada da facção criminosa que atua dentro dos presídios, mudou de tom e afirmou que todos (os criminosos) fazem parte de uma "organização criminosa", mas minimizou a potência do grupo em relação aos ataques sofridos em 2006, quando dezenas de policiais foram mortos em diversos atentados.

Ontem, o secretário de Estado de Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto, disse que os casos se tratam de ações isoladas, cometidas por vândalos que estão se aproveitando do momento para causar pânico na população.

Nas primeiras 36 horas após o atentado contra o comandante da Rota, policiais militares mataram sete pessoas na cidade de São Paulo. Entre esses sete, não está incluído Frank Ligieiri Sons, o homem baleado e morto sob a acusação de atacar a tiros na madrugada de domingo o quartel da Rota, na Luz, no centro de São Paulo.

O número de casos depois do atentado a Telhada é seis vezes a média diária de 0,78 caso de tiroteio com morte registrada pela corporação no primeiro semestre deste ano na cidade - 141 casos em 181 dias. Desde os ataques contra Telhada e a sede da Rota, a polícia ficou em estado de alerta e reforçou a vigilância de bases comunitárias e a atenção no patrulhamento das ruas.

Fogo. Um dos veículos incendiados ontem foi um ônibus, abordado por volta das 4h30, em São Bernardo do Campo. Motorista e cobrador foram obrigados a deixar o veículo, posto em chamas por criminosos armados.

À tarde, a PM prendeu em São Bernardo um homem, suspeito de colocar fogo no ônibus, com três coquetéis molotov. Ele era procurado pela Justiça e, segundo a versão dos PMs, integra a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

Outros três automóveis queimados foram carros: dois na Mooca, na zona Leste, e um no Jardim Júlia, zona Sul. Segundo o Corpo de Bombeiros, entre a meia-noite do último sábado e as 3h40 de domingo, 13 veículos foram achados queimados na zona Leste da capital.

Rota. Frank Ligieri Sons era ex-presidiário e irmão de Ronaldo Ligieri Sons, 35, ex-sargento da Polícia Militar. De acordo com o "Diário Oficial", Ronaldo pediu exoneração da Polícia Militar. O terceiro-sargento já havia trabalhado na Rota.

Os setores de inteligência da PM e da Polícia Civil investigam a hipótese de que o ex-detento Frank era ligado a policiais da própria Rota, espécie de tropa de elite da PM. A investigação tenta descobrir se Frank era um "ganso" (informante), que, durante parte dos 11 anos em que esteve preso por roubo e lesão corporal, passava informações sobre criminosos aos policiais da tropa de elite.

Cronologia
Domingo
- O comandante da Rondas Táticas Ostensivas (Rota), o tenente-coronel Paulo Lopes Telhada, consegue escapar de um atentado. Homem disparou cerca de dez tiros.
- Sede da Rota, no centro de São Paulo, é alvo de tiros. Frank Ligieiri Sons foi morto durante a ação.
- Pelo menos 13 veículos foram queimados na Grande São Paulo. Ninguém se feriu.

Ontem
- Homens armados jogaram um coquetel molotov em um ônibus em São Bernardo do Campo.
- A PM prendeu um suspeito com três coquetéis molotov. Ele faz parte do Primeiro Comando da Capital (PCC).
- Outros três carros foram queimados: dois na Mooca, na zona Leste, e um no Jardim Júlia, zona Sul.

Continue lendo...

Forças Armadas podem ganhar poder de polícia

Brasília. O Senado Federal aprovou ontem um projeto que dá poder de polícia para as Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) nas regiões de fronteiras terrestres e marítimas e em reservas indígenas. A proposta segue agora para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com a lei, as Forças Armadas poderão fazer prisões em flagrante, patrulhamento, revista de pessoas, veículos, embarcações e aeronaves - atividades, até então, permitidas apenas pela polícia.

O projeto faz outras alterações na estrutura nacional de Defesa do país e aumenta o poder do ministro da Defesa. Caberá a ele e não mais ao presidente da República a indicação dos comandantes do Exército, da Aeronáutica e da Marinha. A proposta inclui ainda a criação do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, subordinado ao ministro da Defesa e chefiado por um oficial-general de último posto.

O texto aprovado pelo Senado é o mesmo votado pela Câmara em março. Os deputados incluíram uma emenda de Antonio Carlos Pannunzio (PSDB-SP) enfatizando que o poder de polícia independe da "posse, propriedade ou finalidade" da terra. Com isso, Pannunzio acredita estar autorizado o patrulhamento de terras indígenas pelas Forças Armadas.

Continue lendo...

terça-feira, 3 de agosto de 2010

MERITOCRACIA NA GESTÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA DE PERNAMBUCO.

A notícia abaixo não é das melhores para as polícias militar e civil do estado de Pernambuco, uma vez que, através de uma pesquisa, foi atestado que a população não confia em suas polícias.

Apesar disto, a POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO (PMPE) aparece em QUARTO LUGAR dentre as diversas instituições pesquisadas.

Enquato isso, a POLÍCIA CIVIL, segundo a matéria “… NÃO OBTÉM CITAÇÃO SEQUER PARA CONSTAR NA TABELA”.

Pesquisa idêntica foi feita em 30 de abril de 2009, onde a POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO (PMPE) aparece em TERCEIRO LUGAR, conforme LINK http://www.pebodycount.com.br/post/comentarios.php?post=1047#ancora (é só clicar em cima).

O governo do estado, através de novos instrumentos de GESTÃO PÚBLICA, vem tentando implantar uma política MERITÓRIA (MERITOCRACIA), onde, através do cumprimento de METAS, os seus GESTORES são valorizados e, consequentemente, as suas respectivas instituições são reconhecidas e valorizadas.

Temos certeza que o governo estadual irá levar em consideração esta POLÍTICA MERITÓRIA (MERITOCRACIA) quando, logo após as ELEIÇÕES, e ainda este ano, sentar-se à mesa para discutir a QUESTÃO SALARIAL da POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO (PMPE). Nada mais justo. O “PACTO PELA VIDA” é a prova cabal de que estamos no rumo certo.

Um forte abraço a todos!

NILSON APARECIDO TORRES GUIMARÃES

TEN CEL PMPE

FONTE: http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2010/07/30/mesmo_apos_tres_anos_do_pacto_pela_vida_pernambucanos_nao_confiam_em_suas_policiais_76450.php

Mesmo após três anos do Pacto pela Vida, pernambucanos não confiam em suas políciais
30 DE Julho DE 2010.

A Polícia Militar só aparece em quarto lugar, para 4,15% dos entrevistados, longe da religião (12,3%) e família, com 5,1% dos eleitores.

A Polícia Civil, a instituição responsável pelo trabalho de investigação policial, não obtém citação sequer para constar na tabela.

Continue lendo...

JC ONLINE

pe360graus - Notícias - Polícia

Pernambuco.com - Últimas Notícias de Pernambuco

De onde vêm os visitantes?

  ©Template by RonySantana.

TOPO