undefined

sábado, 7 de agosto de 2010

“QUEM VAI COLOCAR A CORDA NO PESCOÇO DA ONÇA?!”

A expressão popular que deu origem ao presente texto diz respeito à ATITUDE de se encarar alguém, algum problema, ou alguma situação em que teremos de agir naquele momento, sob pena de perdermos a oportunidade e fracassarmos na consecução dos nossos objetivos.

A palavra-chave é CORAGEM. Coragem é uma das principais virtudes do ser humano, senão a mais importante, pois até para AMAR temos que ter coragem; coragem para dizer NÃO; coragem para dizer SIM; coragem para admitir que erramos e voltarmos atrás quando necessário, revendo nossos posicionamentos; coragem para perdoar; coragem para sairmos da simples condição de coadjuvantes e sermos PROTAGONISTAS de nossas escolhas; coragem para promovermos as MUDANÇAS necessárias, na vida pessoal e profissional.

Ultimamente a POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO (PMPE) tem passado por processos que envolvem MUDANÇAS, ATULIZAÇÕES e ADEQUAÇÕES nas questões comportamentais e na busca de uma melhor gestão de pessoas e meios logísticos para ofertarmos à sociedade uma melhor prestação de serviços.

Neste contexto, faz-se necessário CORAGEM e HUMILDADE para admitirmos nossos erros enquanto integrantes da instituição POLÍCIA MILITAR, pois o primeiro passo para se resolver um PROBLEMA é admitir a sua existência, para depois equacioná-lo e tentar resolvê-lo, levando-se em conta o PROCESSO PARTICIPATIVO de todos (oficiais e praças, da ativa e da reserva), objetivando dar uma maior legitimidade às soluções encontradas.

Acredito até que já sabemos os verdadeiros PROBLEMAS E GARGALOS ESTRUTURAIS, bem como suas possíveis SOLUÇÕES. Basta só CORAGEM para resolvê-los. Portanto, “QUEM VAI COLOCAR A CORDA NO PESCOÇO DA ONÇA?!”. Isto não é tarefa de uma pessoa só, pois TODOS SOMOS RESPONSÁVEIS.

Amigos e amigas policiais militares de Pernambuco (oficiais, praças, da ativa e da reserva), OU NAVEGAMOS JUNTOS OU NAUFRAGAMOS JUNTOS! Não há outra saída. Sem a UNIÃO de OFICIAIS e PRAÇAS (da ativa e da reserva) estaremos fadados ao FRACASSO INSTITUCIONAL. Não esqueçamos que INSTITUIÇÃO FRACA remete a INTEGRANTES FRACOS.

Não adianta colocar a culpa nos outros, numa postura amadora de terceirizar nossas responsabilidades. Todos nós somos responsáveis pelo PASSADO, PRESENTE e FUTURO da PMPE. A hora é de UNIÃO, DESAPEGO, GENEROSIDADE e, principalmente, CORAGEM.

Entretanto, apesar dos problemas e situações adversas pelas quais estamos passando, jamais nos esqueçamos de valores fundamentais e essenciais tais como LEALDADE, ÉTICA, HONESTIDADE, dentre outros. Quando tais princípios forem olvidados, OS FINS JAMAIS JUSTIFICARÃO OS MEIOS. Quem assim proceder para alcançar os seus objetivos (pessoais e profissionais) não terá LEGITIMIDADE para COMANDAR e/ou LIDERAR quem quer que seja.

Por oportuno, conclamo os HOMENS e MULHERES que compõem a Polícia Militar de Pernambuco, do LITORAL ao SERTÃO, para participarmos de uma verdadeira ONDA SINERGÉTICA, que contagie a todos indistintamente, onde o “ESPÍRITO DE PORCO” dê lugar ao verdadeiro ESPÍRITO DE CORPO; onde o ALTRUÍSMO se sobreponha ao EGOÍSMO.

Não esqueçamos, entretanto, que a CORAGEM deve andar de mãos dadas com a INTELIGÊNCIA, PLANEJAMENTO e CAPACIDADE DE ARTICULAÇÃO. Há tempo para tudo, porém PACIÊNCIA DEMAIS É COVARDIA.

É sempre bom relembrar que somos agentes da lei e, como tal, devemos dar o exemplo. Tudo dentro dos ditames legais e sempre respeitando as autoridades legalmente constituídas. RESPEITO É VIA DE MÃO-DUPLA. QUEM QUER TEM QUE DAR. Porém, não devemos abrir mão dos nossos DIREITOS e PRERROGATIVAS, tais como tratamento e condições de trabalho, inclusive SALÁRIOS DIGNOS, JUSTOS e NECESSÁRIOS.

“JUNTOS SOMOS FORTES. UNIDOS SOMOS IMBATÍVEIS!”



Um forte abraço a todos!



NILSON APARECIDO TORRES GUIMARÃES

TEN CEL PMPE

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

JC ONLINE

pe360graus - Notícias - Polícia

Pernambuco.com - Últimas Notícias de Pernambuco

De onde vêm os visitantes?

  ©Template by RonySantana.

TOPO