undefined

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

AOPMPE Não aceita tais comentários

Honra ao mérito

Tenente da PM que responde a processo na Justiça recebe medalha
POSTADO ÀS 16:42 EM 22 DE Outubro DE 2009 no Blog de Jamildo


O Diário Oficial publicou lista dos agraciados com a Medalha Pernambucana do Mérito Bombeiros Militar, que foi republicada, ontem, por conta de erros em alguns nomes. Na lista, o tenente Tibério Gentil Figueiredo de Lima, que responde a processo na Justiça sob acusação de atirar da varanda de seu apartamento em Boa Viagem, atingindo uma criança que estava no apartamento em frente ao seu.Veja a lista completa publicada ontem e hoje no DO.


A Associação dos Oficiais da PMPE repudia de forma veemente o post acima, considerando que o Oficial citado merece respeito e, como não foi julgado, não pode ser considerado culpado por qualquer tipo de crime, nem ter sua imagem comprometida e maculada dessa forma. Será que se ele fosse jornalista o Blog de Jamildo colocaria tal postagem?


Elisio Viana - Cel PM / Prsidente da AOPMPE

Continue lendo...

Polícia diz que imprensa faz cobertura desproporcional da violência

Representantes das Polícias Civil e Militar, reunidos no Seminário “A Polícia e a Mídia”, classificaram a cobertura da violência pela imprensa como desproporcional. O encontro foi realizado nesta quinta-feira (22/10), pela Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp).


“Existe uma desproporcionalidade entre o índice de criminalidade e a notícia do crime. Infelizmente o cidadão não vai ao site da Secretaria de Segurança Pública para ter uma visão mais proporcional”, afirma Túlio Kahn, cientista político e coordenador de Análise e Planejamento da Secretária de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

De acordo com o especialista, que apresentou dados comparativos, acontece muito mais furto que homicídios em São Paulo, mas o homicídio é sempre mais noticiado pela imprensa.

Além de apontar outros dados, Kahn, apresentou um gráfico que mostra o crescimento de notícias sobre o crime de arrastões em condomínios. Em 2004, a pesquisa no Google retornava apenas um resultado de notícia, em 2005, 14, este ano já são 130 matérias, além de 706 relacionadas. “A questão é que a média desse tipo de crime tem se mantido a mesma nesses anos, mas a repercussão na imprensa, não”.

Informações descontextualizadas
O especialista concorda no interesse da mídia pelo inusitado, mas acredita que além da desproporcionalidade, não há contextualização. “Sempre haverá interesse para os casos mais polêmicos, mas que a imprensa contextualize isso”, defende.

O Coronel José Vicente da Silva, ex-secretário Nacional de Segurança Pública, Psicólogo Social e Consultor do departamento de Segurança da Fiesp, concorda com Kahn. “Não é que estejam falseando a verdade, que haja má vontade, o problema é que essas informações não vêm com contexto”, afirma o Coronel.

Para comprovar sua tese, Silva diz que Salvador é seis vezes mais violenta que São Paulo, e Curitiba, duas vez mais. “Apesar disso, não é a sensação que a população tem. Não se contextualiza que o estado de São Paulo tem o melhor índice de redução de mortes por violência no mundo”.

Imagem e exposição do crime
Hoje os suspeitos de crimes são protegidos pelo direito de imagem, o que frequentemente é ignorado. “Os presos podem ser filmados ou não? Como um bandido fica famoso?" questiona Silvia Ramos, pesquisadora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Candido Mendes (CESeC).

A especialista critica o fato do bandido da periferia ser sempre mostrado, e haver uma polêmica na divulgação de imagens de pessoas de classe média, ou suspeitos de envolvimento em crimes de corrupção, sendo algemadas.

Violência não vende
Na opinião de Silvia, ficou provado que a violência não vende. “Um mito que caiu nessa pesquisa é o de que a violência vende. Não é que a violência não venda, mas o Notícias Populares fechou, o Aqui Agora acabou. Esse tipo de abordagem não vende, principalmente para os anunciantes”, explicou a pesquisadora, co-autora do livro “Mídias e Violência: novas tendências na cobertura da criminalidade e segurança no Brasil", produzido pelo CESeC.

Plano de comunicação
Silvia criticou a polícia por não ter um plano de comunicação amplo. “Só na Polícia Militar são 100 mil homens, maior que qualquer grande empresa, precisa de diálogo”.

A cadeia de Comunicação Social na academia de polícia também foi defendida pelo jornalista Ricardo Viveiros, diretor do Departamento de Comunicação da Fiesp, que foi o mediador dos debates. “Todas as manchetes de hoje do O Globo, Estadão e Folha são contra a polícia. Mas a polícia brasileira é uma das melhores do planeta”.

Viveiros acredita que deve haver um diálogo mais profundo da polícia com a imprensa, com o investimento na comunicação. “Defendo que todas as instituições que lidam com o público, que possam estudar a comunicação”. Os representantes das instituições policiais se comprometeram a levar o assunto a diante, para que a comunicação entre na grade da academia.

O debate também contou com a participação de outros representantes das Polícias Civil e Militar, além dos jornalistas Valmir Salaro, repórter da TV Globo; Bruno Paes Manso, repórter de O Estado de São Paulo; Claudio Tognolli, professor da ECA-USP e repórter especial das revistas Consultor Jurídico e Poder.


Fonte: http://www.comunique-se.com.br/

Continue lendo...

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

A quem interessa a desunião?

Vez por outra, se ouve comentários que existe uma grande separação entre Oficiais e Praças na PM. É normal, ao meu ver, que pessoas e grupos, tenham posicionamentos diferentes, até pela diferença de interesses pessoais, culturais, etc... Deve-se contudo analisar, que em determinadas organizações, existem grupos diversos, unidos por um ideal, sem perder seus referenciais individuais, tais como Militares, Grandes empresas e Religiões.

Todos esses grupos tem no seu meio subdivisões de ordem hierárquica, a saber: No meio militar - Oficiais dividem-se em superiores, intermediários e subalternos; Praças em Subtenentes e Sargentos, Cabos e Soldados. Nas Empresas - Diretoria, Gerência, Chefias de Departamentos e Funcionários. Na Igreja - Papa, Cardeais, Bispos (Arcebispos são cargos exercidos por bispos), Padres, Frades e freiras, tendo ainda nas Igrejas Evangélicas (protestantes) - Pastores e Bispos, Presbíteros, Diáconos. Ora, em todos os exemplos essa divisão em graus hierárquicos também traz dicussões, mas une a todos no objetivo comum, que é o engrandecimento coletivo, que por sua vez leva ao crescimento individual.


Por outro lado, quando escuto essas vozes que falam existir esse fosso de separação na PM, começo a lembrar que grande parte dos oficiais são filhos de praças e, grande parte das praças são por sua vez, familiares de oficiais; Lembro ainda de vários oficiais que sem ser familiares, tem amizades profícuas e respeitosas com praças e vice-versa; não posso deixar de lembrar que, mesmo tendo sido exigente no trato com a disciplina nos quartéis por onde passei, amealhei vários amigos, oficiais e praças, que ainda hoje onde me encontram, fazem questão, e também faço, de me cumprimentar como verdadeiros irmãos de armas.

Pois bem, só posso entender que tais comentários, sobre a falada separação, se é que ela existe, partem de pessoas ou grupos que entendem dessa forma se beneficiar individualmente, assumindo a (falsa) liderança da tropa, para assim ascender de alguma forma; são os falsos profetas, que plantam a discórdia e ficam à espreita, auferindo os possíveis lucros.

Os verdadeiros PMs, homens de bem e que entraram na corporação para servir ao povo, com espírito de renúncia e sabendo das limitações hierárquicas e disciplinares, como verdadeiros voluntários, só tem uma reação, o incentivo a trabalhar e estudar para ascender na carreira, como todo bom profissional, seja militar ou não, pois desconheço crescimento estribado em críticas desonestas e malediscencias; se existem ( e sabemos que existem ) maus profissionais, sejam eles oficiais ou praças, que sejam expulsos dos nossos convívios, para que a nossa instituição possa voltar a ser a casa da seriedade e da dignidade, mas não nos deixemos iludir pelos que querem se utilizar da inocência de alguns para obter lucros pessoais e, logo após esquecer aos que iludiu, para viver em gabinetes luxuosos ao lado de outros contumazes enganadores.

Força e Honra

Continue lendo...

Comandante-geral da PMRJ fala sobre morte de coordenador do Afroreggae

Mário Sérgio Duarte, comandante-geral da Polícia Militar do Rio de Janeiro, admitiu nesta quinta-feira (22) que a PM errou no caso que resultou na morte de Evandro João da Silva, 42, coordenador do grupo cultural AfroReggae, no último domingo (18). Câmeras de segurança mostram que dois homens que haviam assaltado e baleado Silva foram detidos e, em seguida, liberados por dois PMs. Além disso, o coordenador não foi socorrido pelos policiais.

"O policial é preparado para os confrontos mais difíceis. Agir nas ruas é o que se espera dele. É uma frustração saber que a polícia errou, mas não podemos dar as costas para os nossos erros", disse o coronel. "Estamos em solidariedade com a família. A PM errou, trabalhou mal. Temos que ser maduros e profissionais suficientes para admitir o erro. É imperativo pedir desculpas", afirmou Duarte à imprensa nesta manhã.

"É inadmissível um cidadão ficar na rua agonizando sem socorro", disse o coronel referindo-se à falta de socorro ao coordenador do AfroReggae.

A polícia do Rio divulgou os nomes dos policiais acusados de omitir socorro a Silva. Denis Leonard Nogueira Bizarro (capitão) e Marcos de Oliveira Sales (cabo) estão presos administrativamente por até 72 horas no Batalhão da Praça Tiradentes (13º Batalhão), no centro. A partir de agora, serão 40 dias de inquérito militar, no qual os policiais terão suas condutas investigadas.

A prisão dos policiais pode terminar no sábado, mas, segundo o coronel Duarte, se a Justiça Militar entender que em liberdade o capitão e o cabo podem atrapalhar as investigações do crime, pode ser decretada ainda hoje a prisão preventiva de ambos. "Não permitiremos desvio de conduta, seja por má vontade ou incompetência", disse Duarte.

Os dois policiais suspeitos prestaram esclarecimentos sobre o caso na noite de quarta-feira (21) e madrugada desta quinta. A polícia não divulgou o conteúdo dos depoimentos.



Continue lendo...

Por que tantos Oficiais sem Função?

A Aopmpe está enviando documento ao Exmo. Sr. Cmt. Geral da PMPE, solicitando informações sobre os motivos pelos quais existem vários Oficiais (pincipalmente superiores) sem função, enquanto outros de posto inferior ou mais modernos exercem funções de destaque, tais como comandos de Área e de Batalhões, levando à descrença por parte dos mais modernos do instituto da hierarquia, onde é previsto que as funções devem ser distribuídas de acordo com a Antiguidade (que saudade).

A questão deve ser observada com preocupação pela oficialidade, pois não é justo que tenhamos oficiais há varios meses recebendo sem trabalhar (não por culpa dos mesmos), querendo ocupar funções mas não lhes é dada tal oportunidade; por que será? vamos refletir!!!!!

Continue lendo...

CPI da Violência: controle das fronteiras aumenta roubo de armas no Brasil

Continue lendo...

Por que estmos aqui ? (II)

Senhores e Senhoras Oficiais da Polícia Militar de Pernambuco

Há bastante tempo tínhamos o propósito de fazer chegar à oficialidade algumas considerações acerca do que a nossa Corporação vem passando, sobretudo nos últimos meses (anos?). As colocações contidas neste artigo não pretendem afrontar qualquer autoridade, fazer qualquer tipo de crítica não construtiva ou, principalmente, quebrar os pilares básicos, tradicionais e culturais da Instituição. Assim, temos a intenção de fazer algumas reflexões e trazer à baila alguns desabafos que temos ouvido através das conversas “interna corporis” e fazer, porque não, reflexões de como poderemos mudar este estado de coisas – ou procurar conviver.

Temos a convicção de que somos uma Instituição com raízes históricas, culturais e tradicionais, as quais têm servido de sustentáculo para a sua própria sobrevivência, ante as intempéries da situação político-criminal do Estado e em face de situações difíceis que a própria Policia Militar já passou, ao longo de sua existência, sobretudo nas últimas décadas. Destarte, diante de tudo que seus integrantes já passaram, vivenciaram e superaram, NÃO TEMOS O DIREITO DE NOS ACOVARDARMOS e DE NOS OMITIRMOS, no mínimo, em não FALARMOS, mesmo que as palavras não venham a satisfazer e atender a todas as tentativas de reverter o quadro que ora vislumbramos.

Nossa intenção NÃO É FALAR EM CAUSA PRÓPRIA, não. São inúmeros POLICIAIS MILITARES (Oficiais), que nos procuram, ou fazem ressoar conversas acerca da tentativa – ou mesmo do fato – de desclassificar, desvalorizar e/ou esvaziar determinadas atividades inerentes ao exercício da LIDERANÇA MILITAR, DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E NORMAS DE ESTADO-MAIOR e, pior, do exercício de COMANDO.

Nós, Oficiais, e porque não dizer também os Praças, ingressamos na carreira policial militar em sua grande maioria porque temos (ou tínhamos) uma paixão pela Corporação. Até pouco tempo, o civil quando se referia à Polícia Militar, se referia como um sonho a ser alcançado por seus descendentes, alimentado e desenvolvido ao longo do tempo, quer tenha sido pela imagem do SOLDADO PM, ou da ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR. O certo é que, nós Oficiais, passamos um período de formação na Academia de Polícia Militar, onde deveríamos aprender todos os conhecimentos necessários para a realização da difícil arte de policiar.

Entretanto, neste momento, cabe-nos lembrar que, desde àquele tempo dos bancos escolares da ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DE PAUDALHO, muitos problemas são ou foram ignorados, passamos por cima de diversas frustrações, pois, assimilamos e acumulamos todo um conjunto de conhecimentos que nos levariam ao Comando de Tropa e ao topo da Corporação, de forma natural e progressiva, guardando as devidas habilitações técnicas, éticas e temporais, tudo alicerçado nos vários COMPROMISSOS que fazemos ao longo da carreira, quando juramos: “...mesmo com o risco da própria vida”...

Diante deste quadro, somos integrantes de uma Instituição militar, definidos na Constituição Federal como MILITARES ESTADUAIS e não temos dúvidas disso, reconhecendo os desgastes, cobranças e obrigações naturais de tal condição e não rezingamos por isso, pois, quando ingressamos nesta carreira é justamente isso que nós buscamos - boa parte desta nossa “paixão” é alimentada justamente pelos pilares básicos da hierarquia e da disciplina, e espírito de corpo.
Como militares que somos, temos (ou deveríamos ter) um canal único de comunicação e procuramos seguir isto como doutrina de existência, aprendendo, inclusive, que as ordens superiores devem ser sempre obedecidas, mesmo que não sejam do nosso agrado ou de nossa vontade – desde que estas ordens sejam legais e justas.

Nas Unidades Operacionais quando chegamos após nos formarmos, pois é (já foi) o interesse e destino de todo Aspirante a Oficial recém formado, inspirado pelo exemplo, pela imagem da uma Instituição forte e pela perspectiva de uma carreira solidificada na independência de ideais, na neutralidade de atitudes e na imparcialidade das tendências. Se naquela época, no período de formação, desenvolvíamos um sentimento de amizade e camaradagem, o que presenciamos nos atuais dias e, pasmem, já desde a ACADEMIA, é a busca desenfreada pela estabilidade no trabalho (qualquer um) e por uma oportunidade de obtenção de estudos para alçar outros horizontes no mercado de trabalho. Se ontem éramos recebidos nas Unidades pelos laços de contemporaneidade, respeito e camaradagem, hoje a luta é por um espaço, uma acomodação ante o padrinho que lhe promova, que consiga um bom local para trabalhar ou que lhe proporcione uma boa gratificação, sob o escudo da “falsa meritocracia” e o atingimento de metas. Há estudos, inclusive, onde ficou comprovado que “cada vez que um funcionário mais antigo é substituído pelo melhor funcionário de departamento inferior, acaba tendo um efeito ruim”. Isso acontece, inclusive, porque “as pessoas acabam se afastando do seu verdadeiro talento e assumindo funções para as quais sua competência tende a ser menor”.

Retornando ao nosso caso específico, lembremos acerca do que aconteceu no Congresso Nacional através do conhecido “mensalão”! Será que os parlamentares do Brasil são leais a seus princípios? Têm convicções partidárias irrefutáveis? Assumem discursos eminentemente sustentados em posicionamentos adogmáticos e apolíticos? São independentes e livres em pensamentos e atitudes? Será que jamais se utilizam de colocações falaciosas perante a opinião pública e o eleitorado?

É lamentável saber, ouvir e perceber que policiais militares estão “vendendo” o silêncio a troco de gratificações sob o argumento demagógico e hipócrita do mero atingimento de metas estabelecidas. O que estamos assistindo são profundas modificações na Corporação e, sobretudo, nos Oficiais quando somos induzidos a ser mais egoístas, a pensar menos na coletividade e no espírito de corpo e o individualismo e o favorecimento passando a ser o foco principal. Os interesses pessoais começam a reger nossas ações e as disputas por cargos, são as regras do jogo. Até a promoção de Oficiais Intermediários e Subalternos que deveriam ser algo natural dentro do militarismo, passou a ser usada como instrumento de disputa, através do critério de “merecimento”. Nestes aspectos, começou-se a ruir, também, nas bases, fundamentos do militarismo, a hierarquia.

Por muito tempo, muito mesmo, o exercício de Comando atravessou a história da Polícia Militar de Pernambuco, encheu de ideais seus Oficiais e manteve acesa a chama da paixão por ela e a de servir à sociedade sem qualquer interesse escuso. O exercício do Comando e da Liderança eram estimulados pelas atitudes coerentes com aqueles ideais e exercidos, também, através de decisões inerentes aos Postos e ao próprio Comando. Mas até isto tem custado caro perder e manter, ser subserviente ou não, ser submisso ou ter postura livre - muitos se esquecendo que o fato de COMANDAR é assumir riscos e despojar-se de vaidades e interesses particulares. Estamos nos acostumando a ver a ética invertida, através daqueles que se dão bem e passam a fazer parte de grupos egoístas e que brigam pela preservação do status quo. Estamos nos acostumando a conhecer e a conviver com nossas mazelas e a permanecermos inertes e sofrendo com o descaso corporativo e com a falta de perspectiva de termos lideranças e representantes legítimos perante a tropa, o governo e a sociedade organizada.

Nomeação e exoneração de Comandantes, extinção e/ou esvaziamento de cargos e funções, concessão de gratificações e de licenças, movimentação de policiais militares, controle do armamento e das viaturas policiais, promoção de Oficiais, planejamento, execução e relatório das operações, controle sobre o ensino e a instrução da Corporação, perda da identidade através da ostensividade do uniforme e das viaturas. São alguns dos atributos do exercício de Comando que outrora pertenciam à Corporação, através do seu Comandante. Precisamos resgatar a nossa história, nossas tradições, nossa dignidade e o amor pela Corporação.

Se fosse simplesmente o “controle externo” necessário e importante às organizações públicas e ao exercício legal das atribuições...mas não é. Pessoas de plantão estão adentrando na Instituição e se apoderando cada vez mais da atitude de liderar e comandar, outrora desenvolvidas de forma natural e conquistadas através da confiança e respeito mútuo sendo substituídos pelo receio da perda de cargos, pela perda de comandos e gratificações e pela necessidade de fazer propaganda política.

Não sejamos hipócritas em dizer que a questão principal não é o salário, pois nós sabemos que é. Todo o sacrifício que tem sido feito para atingir “metas”, expondo Oficiais e Praças aos perigos inerentes ao trabalho e às horas sem o convívio familiar e de lazer, seria perfeitamente suportado por todos se houvesse um reconhecimento geral sobre tal mister.Os ensinamentos do Gen Sun Tzu em “Arte da Guerra”, já previam há mais de 5.000 anos : “VALORIZE OS SEUS SUBORDINADOS QUE ELES LHE DARÃO A VIDA”.

Esse enfraquecimento do poderio policial militar não é fruto de atitude isolada, é o resultado de um movimento sistemático destinado a que a Corporação e, por conseqüência, seus integrantes (sobretudo os Comandantes) dependam cada vez mais de verbas outras, para seus projetos corporativos e seus interesses pessoais – legítimos ou não.

Os esforços para reduzir os efeitos da violência urbana têm sido enormes e têm sacrificado milhares de policiais militares sem que se vislumbre um retorno correspondente a esse sacrifício.
Esse trabalho, nossa missão, muitas vezes recebeu (ou recebe) as insatisfações da população que, não podendo vingar-se dos verdadeiros culpados pela falta de moradia, pela saúde pública deficiente, pela falta de iluminação pública, pela falta de saneamento básico, pela educação pública de baixa qualidade, pela má distribuição de renda e outras variáveis, descarrega sua fúria naquele que está sempre pronto a servir à sociedade – o policial militar é mais visível, é a exteriorização do Estado.

É necessário confiar nos milhares de homens e mulheres que envergam o uniforme da Polícia Militar dando sua contribuição para a segurança pública com honra e honestidade, mesmo consciente de que muitas variáveis extrapolam os limites da competência da Corporação. Diante disso, qual a motivação tem o policial militar para trabalhar num cenário deste ? Qual a motivação tem o policial militar para arriscar a vida todos os dias para combater marginais ?

Não é preciso ir muito longe no tempo e no espaço para percebermos doutrinas e filosofias populistas serem empregadas e implantadas dentro da Corporação, trazendo, sobretudo, todos os seus males e conseqüências nefastas, como se os integrantes (nós) tivessem pouca memória e elevada ignorância.

De igual modo, a fidelidade tem sido negociada, enquanto o Governo divulga que cumpre metas e objetivos. Os que se opõem a esse pensamento são desprezados e desqualificados, de modo que o silêncio e a mentira sejam o reflexo da verossimilhança e a verdade seja ofuscada pelo discurso da discórdia e incompreensão.

Meus prezados Oficiais, quando, ao longo da história nós ouvimos falar ou presenciamos tamanha perda de espaço, autoridade e força da nossa POLÍCIA MILITAR?A Corporação está tomando um caminho sem volta.Será que ORGULHO DE SER PM é coisa de saudosista?!Não podemos mais fingir que está tudo bem. Não podemos mais continuar trabalhando como se não confiássemos nas pessoas que estão ao nosso redor. Além disso, estaríamos mentindo, também, para nossos familiares, amigos e para a sociedade como um todo.

O que fazer ?Como conviver ?Como eliminar os fatores adversos e conquistar nossos intentos ?
Se Você concorda com esse estado de coisas, tudo bem você merece. Caso não concorde temos muito que conversar....

FORÇA E HONRA
ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DA POLÍCIA MILITAR

Continue lendo...

A rota do tráfico de armas no Brasil

Continue lendo...

Qualquer arma leve de alta velocidade pode ter derrubado o helicóptero, dizem especialistas

Qualquer arma leve que use projéteis de alta velocidade, como um fuzil de assalto ou uma metralhadora, pode ter derrubado o helicóptero da Polícia Militar na operação deste sábado (17) no Morro dos Macacos, zona norte do Rio de Janeiro. De acordo com especialistas em armamentos ouvidos pelo UOL Notícias, a aeronave foi derrubada porque a bala atingiu uma parte vulnerável do helicóptero.

"O alarde que estão fazendo em torno da queda, como se os bandidos tivessem uma arma supersensacional, não faz sentido. Qualquer arma de uso restrito pode ter derrubado o helicóptero. Os bandidos deram sorte de acertar em um ponto sensível. Acredito que não foi usado nenhum armamento especial, trata-se de um tiro bem colocado", disse o assessor especial da Confederação Brasileira de Tiro Prático, Frederico Monteiro.

Segundo ele, é muito difícil que uma arma leve derrube um helicóptero, mas pode acontecer. "Foi um acontecimento eventual. Os helicópteros já foram atingidos diversas vezes pelas mesmas armas e não caíram. Dificilmente um armamento desses derrubaria o helicóptero, mas houve uma união de fatores", afirmou.

O especialista em armas e especialista em Estratégia da Unicamp, coronel reformado Geraldo Cavagnari, concorda que existem muitas armas capazes de derrubar o helicóptero, que não chegam a entrar na categoria de arma pesada. Para ele, a eficiência do tiro depende do local acertado e, no caso da aeronave da PM, a bala pode ter atingido o tanque de gasolina, já que foi registrada uma explosão depois de o helicóptero pousar.

Monteiro explicou ainda que as armas usadas pelos criminosos do Rio de Janeiro são leves, mas potentes, e podem disparar de 20 a 30 balas por carregador. "São armas simples de usar. Funcionam como um revólver, mas possuem maior precisão e maior alcance. Podem alcançar 400 metros", detalhou Cavagnari.

De acordo com os especialistas, um fuzil no Brasil custa em torno de R$ 20.000 a 30.000. Mas, segundo o coronel, nos Estados Unidos, essas armas custam em torno de US$ 1.000 (cerca de R$ 1.700) e podem ser compradas por qualquer pessoa em sites de compra on-line. Aqui no Brasil, a venda de armas é controlada.



Continue lendo...

Por que estamos aqui?

Este título foi o tema para a reunião que fizemos com a presença de 20 (vinte) oficiais da Polícia Militar de Pernambuco, na sede da Associação dos servidores do SERPRO, onde nasceu a idéia da criação da AOPMPE.

Desde então, temos utilizado a pergunta sempre como tema para reflexão, pois se não tivermos o discernimento para saber a resposta, nunca chegaremos a lugar nenhum, principalmente na nossa profissão.

Tomada a decisão de criarmos o nosso órgão de classe, começamos a perceber quão difícil é ajudar quem não quer ser ajudado, ou acha que não precisa; dentro da própria instituição, começamos a ser vistos por "alguns" que se iludem na carona do poder, como adversários e até como perigo em potencial.

Queremos deixar claro, como dissemos em nosso discurso de posse, que não temos qualquer interesse em afrontar quem quer que seja, autoridades ou pretensos "senhores da verdade", apenas queremos que a nossa Corporação volte a ter o respeito que lhe está sendo tomado, e que a nossa oficialidade tenha um órgão a quem recorrer, quando for vilipendiada ou afrontada.

Estaremos, como sempre estivemos, atentos para reagirmos à altura a cada tentativa de desmoralização, pois temos "a certeza na frente e a história na mão", como disse o poeta e não vamos descansar, pois as únicas coisas que exigimos são: Respeito, porque conquistamos com muito trabalho e dedicação ao povo pernambucano e, Consideração pela história que alguns desavisados teimam em desconstruir, mas serão vencidos em sua campanha insidiosa, pois esta história foi construída com o sangue e o suor dos nossos predecessores, que merecem a nossa consideração.

Se nada disso bastar para que os colegas se sintam convidados à resistencia, que se entreguem os nossos distintivos, que se rasguem os nossos uniformes, dos quais "eles" tem tanta inveja, e se entreguem à farra das gratificações para os que se alinham, em detrimento dos outros que trabalham tanto ou mais, pois é através desse tipo de segregação que seremos esmagados um a um, ou não se aperceberam da queda de alguns dos melhores? vai esperar ser o próximo humilhado? use a gratificação para melhorar seu padrão de vida, mas não deixe que ela entre no seu orçamento, pois ela será sua desgraça, e esse é o interesse dos que pensam em nos oprimir; ela foi criada com essa intenção, pois já dizia Maquiavel: Dividir para reinar
Pensem, usem a inteligência, pois "eles" acham que não a temos e isso será uma surpresa.

Amanhã tem mais...
Força e Honra

Continue lendo...

Cultura

Nosso colega Hermes, Ten Cel PM - Cmt do 4 BPM, escreveu alguns contos e quatro deles foram escolhidos e publicados no site da bienal do livro. Lí e gostei, portanto indico aos colegas, leiam, vai ser no m;inimo divertido, pois todos sabem da verve humorística e da inteligência refinada do amigo Hermes.

Um forte abraço e parabéns, Hermes.

Continue lendo...

Polícia apreende em Mato Grosso fuzis e munição que eram levados para o Rio

Publicidade





da Folha Online

Sete fuzis e aproximadamente 5.000 projéteis para diversos calibres, além de carregadores, foram apreendidos terça-feira (20) na BR-070, na região de Primavera do Leste (MT). Nesta quarta, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) informou que o armamento tinha como destino o Rio de Janeiro.

Desde o último sábado (17), confrontos entre traficantes e com a polícia na zona norte do Rio resultaram em 29 mortes. Entre as vítimas estão três policiais militares e três moradores do morro dos Macacos.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u641097.shtml

Continue lendo...

Governo do Rio retém 80% da verba destinada para a segurança Publicidade da Folha Online

Em crise crônica na segurança pública, o governo do Rio reteve neste ano 80% das verbas para novos investimentos na área, mostra reportagem de Italo Nogueira.

De acordo com o texto, o Orçamento da segurança é de R$ 4,2 bilhões. Apesar disso, dados do sistema informatizado de gastos do Estado, compilados pelo gabinete do deputado estadual Luiz Paulo Corrêa (PSDB) apontam que somente 20% do dinheiro reservado para investimentos foi executado neste ano.

Não houve gastos em "informação e inteligência" neste ano, apontam os dados. As áreas de "desenvolvimento de pesquisa e análise criminal", "sistema de integração e análise de dados" e "melhoria da qualidade na segurança pública" também ficaram sem nada.

Outro lado

A Secretaria de Segurança do Rio informou, por meio de nota, que contestações a licitações atrasaram a execução de projetos previstos. De acordo com o órgão, a interrupção de investimentos é provocada por empresas que perderam a disputa ou pelo Tribunal de Contas do Estado.

Confrontos

Desde o último sábado (17), quando criminosos de favelas rivais invadiram o morro dos Macacos, na zona norte do Rio, ao menos 33 pessoas morreram, incluindo pelo menos três moradores e três policiais militares. Nesta quarta, dois moradores foram baleados.

Em meio ao cenário de guerra dos últimos dias, a CPI da Violência Urbana da Câmara aprovou a convocação do ministro Tarso Genro (Justiça) para falar sobre as ações do governo federal de combate à violência no Estado do Rio. O depoimento será realizado na próxima quarta-feira (28).

Continue lendo...

Notícia Desagradável



Tomamos conhecimento, hoje, através da imprensa, que ocorreu um sequestro na noite da terça 13/10, no município de Salgueiro, envolvendo a família (mulher e filhos) do CAP PM Marcos Vinícius, P/2 do 8 BPM, onde o mesmo teria sido obrigado a recolher e entregar aos sequestradores, vasto armamento da PMPE. Soubemos ainda que o oficial foi solto após cumprir as exigências, bem como sua família. Devem as autoridades policiais adotar todas as providências, com a urgência que o caso requer, no sentido de retomar as armas, identificar os marginais e providenciar para que eles nunca mais roubem ninguém. E que os demais bandidos pensem mais de uma vez antes de ameaçar vidas de policiais e de seus familiares, já que a vida do restante da população, é cuidada por nós. Boa noite e cuidem-se, pois o pacto pela vida tá meio quebrado, e não é por nós...

Continue lendo...

Helicóptero da PM atingido por tiros no Rj, tenta pouso e explode

Dois policiais militares morreram durante uma explosão de um helicóptero que caiu em Sampaio após ser atingido por tiros durante um confronto entre traficantes de morros rivais numa favela da zona norte do Rio, segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública). Ao menos outros dois policiais ficaram feridos.

A aeronave foi atingida quando sobrevoava a região entre o morro dos Macacos e morro São João, na Vila Isabel. Inicialmente, a PM havia dito que a aeronave fez apenas um pouso forçado em um campo de futebol, mas segundo a SSP, o helicóptero explodiu quando ao tocar o solo.

Os feridos foram encaminhados ao Hospital da Polícia Militar. Não há informações sobre o estado de saúde das vítimas.

Um tiroteio assusta os moradores da região desde da madrugada de hoje, quando traficantes do morro São João tentaram invadir o morro dos Macacos para disputar os pontos de venda de drogas no local, de acordo com a PM.

Mais cedo, os moradores fizeram barricadas e colocaram fogo em pneus para impedir a entrada de policiais.

Policiais foram chamados por moradores, que disseram que havia dois corpos dentro da favela. No entanto, a polícia ainda não encontrou nenhum corpo.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u639418.shtml

Continue lendo...

Contato


Associação dos Oficiais da Polícia Militar
Publicação de material
Política do Site


Srs. Oficiais, Primando pela qualidade do conteúdo postado neste Blog, um espaço destinado à divulgação das ações da AOPMPE, e ao livre debate em torno das questões relativas à segurança pública, e ao oficialato da Polícia Militar; vimos de público estabelecer que artigos científicos e textos colaborativos, podem ser encaminhados ao nosso correio eletrônico para postagem no Blog; observada a seguinte política de publicação:


• Todos os textos enviados para publicação, serão analisados pelo Administrador do blog; e se aprovados, publicados na íntegra sem qualquer alteração de seu conteúdo e com o devido crédito.


• Não serão publicados, sequer parcialmente, textos que contiverem: palavras de calão, frases desrespeitosas, expressões ofensivas e/ou conteúdo impróprio e em desacordo com a proposta do blog: Ser um canal de comunicação da AOPMPE com seu público alvo, e com a sociedade; e um espaço para a livre expressão do pensamento dos Oficiais da Polícia Militar.


• Tanto os comentários quanto materiais diversos enviados para publicação, devem estar relacionados aos temas propostos, e aos Objetivos da AOMPE e dos Oficiais da Policia Militar de Pernambuco.


• Os comentários ou materiais assinados enviados para publicação no Blog da AOMPE, são de inteira responsabilidade de seus autores (as).


• A Administração do Blog AOPMPE se reserva no direito de discordar das opiniões expostas nos comentários, respondendo-os publicamente quando aceitos e publicados no blog; ou quando lhe aprouver, de maneira reservada através de email, nos casos em que a publicação do material e ou comentários, for vetada pela administração do blog.


• A AOPMPE responsabiliza-se, apenas, pelo conteúdo gerado e ou assinado pelos Oficiais administradores do blog.




Continue lendo...

Associação dos Oficiais da Polícia Militar
Missão


1-Respeitar e fazer-se respeitar pelos públicos Externo e interno, respaldados nos pilares da hierarquia e disciplina;

2-Defender os interesses dos Oficiais diante dos atos injustos e prejudiciais ao Oficialato;

3-Resgatar a identidade MILITAR e os seus aspectos correlatos;

4-Resgatar o prestígio e a dignidade impondo o respeito de que os oficias são merecedores;

5-Promover e fortalecer os laços da unidade entre os Oficiais em torno de objetivos coletivos definidos por seus membros

6-Fazer-se ouvir perante os vários segmentos institucionais quando os seus direitos forem violados;

7-Resgatar os procedimentos inerentes à caserna, relativos à formação dos Oficiais e seus subordinados;

8-Fazer frente ao pleno e legal cumprimento da legislação vigente, relativa às ações administrativas peculiares da vida militar;

9-Defender e fazer-se representar junto aos Órgãos federativos em Brasília-DF, para discussão e aprovação de assuntos de interesse da PM a nível federal;

10-Buscar nos mais diversificados Órgãos uma relação de apoio e boa convivência ao plena exercício das atividades Policiais Militares.

11-Buscar parcerias junto às empresas dos mais variados segmentos com a finalidade de angariar benefícios aos associados;

12-Apoiar juridicamente os Associados, disponibilizadno Advogados para assistí-los e representá-los.




Continue lendo...

Diretoria da Associação dos Oficias da Polícia Militar de Pernambuco

Elísio Cristovão de Melo Viana
Cel PM - Presidente
Email: elisioviana@yahoo.com.br

Eduardo Jorge de Carvalho Fonseca
Cel PM - 1º Vice -Presidente
Email: ejcfonseca@yahoo.com.br

José Alexandre Araújo de Carvalho
Cel PM - 2º Vice Presidente
Email: aledipop@yahoo.com.br

Antonio André Rodrigue de Souza
Maj PM - 1º Secretário
Email: antonioarsouza@hotmail.com

Igor Rodrigo da Silva
1º Ten PM - 2º Secretário
Email: oficial_igor@hotmail.com

Marcos Antonio Lins
Ten Cel PM - Diretor Administrativo Financeiro
Email: majlins@hotmail.com

Alberto Felipe Correia da Silva
Cap PM - Tesoureiro
Email: felipetoratora@hotmail.com

Adriana Pedroza Frazão dos Santos
Cap PM - Diretora Jurídica
Email: adrifrazão@yahoo.com.br

Hugo Tadeu dos Santos
Maj PM - Diretor de Comunicação e Marketing
Email: hugotadeusantos@hotmail.com

Reginaldo Pereira de Oliveira Filho
Cap PM - Diretor de Articulação e Convênios
Email: tenregiciosac@hotmail.com


Email da AOPMPE : aopmpe@yahoo.com.br

Continue lendo...

Continue lendo...

Professor da Ufpe Explica erro em artigo

Prezado Jamildo,




Houve um erro no envio do arquivo do meu computador para o seu blog, o que gerou um destempero imensurável por parte do deputado Isaltino Nascimento. Estranho é que tive publicado o mesmo artigo no mesmo dia no blog do Instituto Maurício de Nassau, do qual eu também sou colaborador junto com o deputado, com o cálculo correto.



O arquivo deu erro e tive que renomeá-lo o que gerou duplicidade, um errado (quase 100% é nos números absolutos no Sertão Central de 2006 para 2007, o que difere do cálculo da taxa que coloquei no artigo) e que foi enviado para você, e um correto que foi enviado para o blog da Nassau no mesmo dia, repito.



Pode parece que eu estou arengando com o governo, fato que não tive a menor intenção de fazer.



Veja no blog da Nassau que o arquivo foi publicado corretamente, que a Terezinha Nunes é uma pessoa livre e utilizou os dados para brigar com o governo e que eu só fiquei sabendo disso depois de ler os artigos do jornalista e do deputado.



Continuarei fazendo minhas investigações de forma isenta e sem citar nomes de a ou de b, ou de desqualificar as pessoas. Não perco tempo com isso!



Grande abraço,



José Maria Nóbrega

Mestre e Doutorando em Ciência Política - UFPE

Pesquisador do Núcleo de Estudos de Instituições

Coercitivas e da Criminalidade (NICC-UFPE)

Professor Universitário

Continue lendo...

JC ONLINE

pe360graus - Notícias - Polícia

Pernambuco.com - Últimas Notícias de Pernambuco

De onde vêm os visitantes?

  ©Template by RonySantana.

TOPO