undefined

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

A quem interessa a desunião?

Vez por outra, se ouve comentários que existe uma grande separação entre Oficiais e Praças na PM. É normal, ao meu ver, que pessoas e grupos, tenham posicionamentos diferentes, até pela diferença de interesses pessoais, culturais, etc... Deve-se contudo analisar, que em determinadas organizações, existem grupos diversos, unidos por um ideal, sem perder seus referenciais individuais, tais como Militares, Grandes empresas e Religiões.

Todos esses grupos tem no seu meio subdivisões de ordem hierárquica, a saber: No meio militar - Oficiais dividem-se em superiores, intermediários e subalternos; Praças em Subtenentes e Sargentos, Cabos e Soldados. Nas Empresas - Diretoria, Gerência, Chefias de Departamentos e Funcionários. Na Igreja - Papa, Cardeais, Bispos (Arcebispos são cargos exercidos por bispos), Padres, Frades e freiras, tendo ainda nas Igrejas Evangélicas (protestantes) - Pastores e Bispos, Presbíteros, Diáconos. Ora, em todos os exemplos essa divisão em graus hierárquicos também traz dicussões, mas une a todos no objetivo comum, que é o engrandecimento coletivo, que por sua vez leva ao crescimento individual.


Por outro lado, quando escuto essas vozes que falam existir esse fosso de separação na PM, começo a lembrar que grande parte dos oficiais são filhos de praças e, grande parte das praças são por sua vez, familiares de oficiais; Lembro ainda de vários oficiais que sem ser familiares, tem amizades profícuas e respeitosas com praças e vice-versa; não posso deixar de lembrar que, mesmo tendo sido exigente no trato com a disciplina nos quartéis por onde passei, amealhei vários amigos, oficiais e praças, que ainda hoje onde me encontram, fazem questão, e também faço, de me cumprimentar como verdadeiros irmãos de armas.

Pois bem, só posso entender que tais comentários, sobre a falada separação, se é que ela existe, partem de pessoas ou grupos que entendem dessa forma se beneficiar individualmente, assumindo a (falsa) liderança da tropa, para assim ascender de alguma forma; são os falsos profetas, que plantam a discórdia e ficam à espreita, auferindo os possíveis lucros.

Os verdadeiros PMs, homens de bem e que entraram na corporação para servir ao povo, com espírito de renúncia e sabendo das limitações hierárquicas e disciplinares, como verdadeiros voluntários, só tem uma reação, o incentivo a trabalhar e estudar para ascender na carreira, como todo bom profissional, seja militar ou não, pois desconheço crescimento estribado em críticas desonestas e malediscencias; se existem ( e sabemos que existem ) maus profissionais, sejam eles oficiais ou praças, que sejam expulsos dos nossos convívios, para que a nossa instituição possa voltar a ser a casa da seriedade e da dignidade, mas não nos deixemos iludir pelos que querem se utilizar da inocência de alguns para obter lucros pessoais e, logo após esquecer aos que iludiu, para viver em gabinetes luxuosos ao lado de outros contumazes enganadores.

Força e Honra

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

JC ONLINE

pe360graus - Notícias - Polícia

Pernambuco.com - Últimas Notícias de Pernambuco

De onde vêm os visitantes?

  ©Template by RonySantana.

TOPO