undefined

quinta-feira, 8 de abril de 2010

REVERBERAÇÕES DA MOBILIZAÇÃO DA PM

FONTE: http://www.pebodycount.com.br/home/index.php

Reverberações da mobilização da PM

· Por Eduardo Machado em 08.04.2010

Dez dias depois de encerrada a mobilização (de parte) da Polícia Militar por um melhor reajuste salarial, as consequencias das posturas adotadas pelos atores principais ainda repercutem. Vejamos o quadro hoje:

1- Abril começou violento. Estamos no dia oito e já ocorreram pelo menos 92 homicídios em Pernambuco.

2- Há duas semanas não há reunião do comitê gestor do Pacto pela Vida.

3- As arestas entre o secretário de Defesa Social e o comandante da Polícia Militar definitivamente não foram superadas.

4- "Prêmio de consolação" é uma expressão muito falada atualmente nos corredores da SDS.

Continue lendo...

quarta-feira, 7 de abril de 2010

A PM É UMA BOMBA?

Extraído do Blog de Jamildo


VISÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIA POLÍTICA DA UFPE SOBRE A PMPE


Negociações salariais
A PMPE é uma bomba
POSTADO ÀS 15:40 EM 30 DE Março DE 2010
Por Adriano Oliveira – Professor Adjunto do Departamento de Ciência Política da UFPE.

A Polícia Militar de Pernambuco é uma bomba. A qualquer instante ela pode explodir.

Diversas associações buscam controlar os militares. Porém, aparentemente, nenhuma tem o apoio unânime dos praças e dos oficiais.

Na PMPE existem duas polícias – oficiais e praças. Cada um procura contemplar os seus interesses. O interesse coletivo da instituição não é um bem para todos.

O excesso de hierarquias e a falta de perspectiva de crescimento profissional retiram a motivação dos policiais. São diversos os oficiais e praças que desejam sair da PM.

Para muitos a PM é um “bico”.

O governo construiu uma política salarial para a PM – 10% de aumento anual. O governo possibilitou mais policiais nas ruas. Além de mais viaturas. É indiscutível também que existem mais policiais atuando com apetrechos adequados – coletes a prova de bala, armas. No entanto, existem policiais insatisfeitos. Para esta insatisfação deixar de existir, é necessário reformar a PM.

Excesso de hierarquias inibe aumento salarial robusto para a tropa. Além de impossibilitar promoções. Não foi ainda criada no âmbito da instituição militar uma polícia de carreira. Nesta, todos teriam as mesmas oportunidades de ascensão profissional e ganho salarial. Para tal empreitada, é necessária a criação de uma única entrada na PM. Contudo, reconheço que esta mudança institucional seja difícil de ocorrer.

Oficiais não admitiriam tal inovação. Por não admitirem a inovação institucional, praças e oficiais buscam cargos para conseguirem gratificação e por conseqüência aumento salarial. Esta busca sempre ocorrerá. E os governos sempre terão em mãos uma bomba que a qualquer instante poderá explodir. O governo fustigou os policiais militares.

Não só eles.

Mas diversas categorias de servidores públicos quando reconheceu os fazendários como categoria privilegiada do funcionalismo público. Fustigou também no instante em que concedeu merecido aumento aos delegados da Polícia Civil – 42%. Mas não ofereceu, de antemão, percentual semelhante aos policiais militares.

Com razão, os militares reconheceram que foram desprestigiados. O governo de Pernambuco determinou acertadamente metas para delegados e oficiais. Estes estão cumprindo as metas estabelecidas.

A prova disto é a redução da freqüência de homicídios. Praças estão nas ruas, recebendo as ordens dos oficiais. Por conseqüência, contribuindo para a parcial eficiência da política de segurança do governo.

Então, por que os policiais militares não receberam aumento semelhante ao dos delegados? Os praças que estão nas ruas não querem saber do equilíbrio fiscal do estado. Mas do tiro que poderá lhe atingir. Não interessa ao oficial saber que o contingente da PM é maior do que o da Polícia Civil. Ele deseja o aumento.

Pois, faz jus a ele, já “que foram três ou quatro anos de academia”. Lembro que oficias e praças são duas categorias autônomas numa mesma instituição. Portanto, não adianta agradar uma e esquecer a outra. Já se foi o tempo em que oficiais controlavam praças. E que oficiais não faziam greves. Disciplina, infelizmente, só com aumento de salário.

Doutor Adriano Oliveira Professor Adjunto do Departamento de Ciência Política (UFPE)
Coordenador do Núcleo de Estudos de Estratégias e Política Eleitoral (UFPE)

Continue lendo...

SER FELIZ OU TER RAZÃO?

Colaboração do TC PM Fernando




Oito da noite, numa avenida movimentada. O casal já está atrasado para jantar na casa de uns amigos. O endereço é novo e ela consultou no mapa antes de sair. Ele conduz o carro. Ela orienta e pede para que vire, na próxima rua, à esquerda. Ele tem certeza de que é à direita. Discutem. Percebendo que além de atrasados, poderiam ficar mal-humorados, ela deixa que ele decida. Ele vira à direita e percebe, então, que estava errado. Embora com dificuldade, admite que insistiu no caminho errado, enquanto faz o retorno. Ela sorri e diz que não há nenhum problema se chegarem alguns minutos atrasados. Mas ele ainda quer saber: - Se tinhas tanta certeza de que eu estava indo pelo caminho errado, devias ter insistido um pouco mais... E ela diz: - Entre ter razão e ser feliz, prefiro ser feliz. Estávamos à beira de uma discussão, se eu insistisse mais, teríamos estragado a noite!

MORAL DA HISTÓRIA:

Esta pequena história foi contada por uma empresária, durante uma palestra sobre simplicidade no mundo do trabalho. Ela usou a cena para ilustrar quanta energia nós gastamos apenas para demonstrar que temos razão, independentemente, de tê-la ou não. Desde que ouvi esta história, tenho me perguntado com mais freqüência: 'Quero ser feliz ou ter razão?' Outro pensamento parecido, diz o seguinte: 'Nunca se justifique. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam. Passe este e-mail aos seus amigos, para ver se o mundo melhora... Eu já decidi... EU QUERO SER FELIZ e você?



"Nunca se justifique. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam." Sensacional...

Continue lendo...

terça-feira, 6 de abril de 2010

Operção Padrão na PMPB

FONTE: http://sargentoricardo.blogspot.com/
sábado, 3 de abril de 2010
Operação Padrão na Polícia Militar da Paraíba, Tomou conta de Todo Estado



Viaturas paradas nos Quartéis da Paraíba. Major Fábio lamenta descaso do Governo do Estado
Esse é um movimento social. Meu papel é de apoio e solidariedade a operação padrão que foi deflagrada pelos Praças e Oficiais da Polícia Militar da Paraíba”

Os Policiais Militares da Paraíba recolheram as viaturas nos pátios de todos os Batalhões do Estado. O deputado federal Major Fabio (DEM) lamentou o caos que está sendo implantado na segurança pública da Paraíba.

A operação padrão teve início em Campina Grande e o movimento ganhou todos os municípios da Paraíba. Os motivos são os baixos salários, viaturas desemplacadas, ausência do curso de formação de motoristas, coletes à prova de bala vencidos e, as péssimas condições do armamento utilizado. Em Campina Grande os Oficiais entregaram os cargos ao governador.

De acordo com o Major Fábio, o sentimento dos Policiais e de “indignação” com tratamento do Governo do Estado. O parlamentar adiantou que o movimento não tem conotação política. “Esse é um movimento social. Meu papel é de apoio e solidariedade a operação padrão que foi deflagrada pelos Praças e Oficiais da Polícia Militar da Paraíba”, esclareceu.

Nesta sexta-feira (2), o deputado visitou os PM,s que fazem segurança no presídio do Roger, em João Pessoa. “Convenci os companheiros a manter a segurança do presídio, caso o Governo não tome providencias, os Policiais estão dispostos a paralisar as operações por falta de condições de trabalho”, alertou o Major.

O deputado foi à Guarabira, no Brejo paraibano, onde ouviu o apelo dos Policiais por melhores condições de trabalho. De Cajazeiras chega a informação de que as viaturas também estão recolhidas. “O aumento proposto pelo governador não corresponde com o compromisso assumido pelo Comando Geral que, assegurou o mesmo reajuste concedido a Policia Civil. A Paraíba vai viver um caos na segurança pública”.

O deputado federal lamentou o incidente ocorrido com o soldado, Joelton Ribeiro Carneiro, 23 anos, baleado em serviço na madrugada de hoje em João Pessoa.

Continue lendo...

Aumento e melhorias para a PM do Tocantins

Veja abaixo a tabela salarial:

CORONEL: 12.000,00
TENENTE-CORONEL: 10.800,00
MAJOR: 9.720,00
CAPITÃO: 8.748,00
PRIMEIRO TENENTE: 6.993,38
SEGUNDO TENENTE: 6.500,22
ASPIRANTE A OFICIAL: 5.361,73
SUBTENENTE: 5.361,73
PRIMEIRO SARGENTO: 4.572,41
SEGUNDO SARGENTO: 4.113,51
TERCEIRO SARGENTO: 3.643,27
CABO: 3.521,96
SOLDADO: 2.850,00
CADETE III: 3.600,00
CADETE II: 3.249,67
CADETE I: 2.878,18
ALUNO SOLDADO: 1.416,86.

Também foi aprovado o auxílio alimentação, no valor de até 300,00 aos policiais das viaturas, que trabalham 12 horas ininterruptas, e a promoção imediata de quase 1000 soldados que já estavam com mais de 15 anos como soldado e ainda não haviam sido promovidos. Parabéns à PMTO!

Continue lendo...

Concordo em gênero número e grau com a opinião do Ten Cel Nilson, abaixo escrita:

FONTE: http://www.pactopelavida.pe.gov.br/santo-amaro-sem-registro-de-homicidios/

Santo Amaro sem registro de homicídios

Polícia Amiga em Santo Amaro

Há três meses não há registros de homicídios no bairro de Santo Amaro, na Zona Norte do Recife. O local era considerado um dos mais perigosos da capital, onde havia altos índices de assassinatos, mas esta história é página virada.

Agora, Santo Amaro é da paz e esta realidade é fruto de uma série de programas públicos estaduais que estão sendo desenvolvidos na localidade para combater efetivamente a violência.

De acordo com o comandante da 1ª Companhia do 16° Batalhão da Polícia Militar, capitão Daniel Pereira, este resultado obtido é fruto do programa Polícia Amiga, projeto do atual comandante Geral da Corporação, coronel José Lopes, que visa a realização do policiamento comunitário, sendo priorizada a prevenção em detrimento da repressão.

“O projeto iniciou suas atividades em Santo Amaro em outubro de 2008 e completou um ano e cinco meses de trabalho agora em março. Atualmente, existem 12 policiais militares prestando assistência exclusiva à comunidade, além de 120 em turnos alternados,” informou o oficial.

Ainda de acordo com o capitão Daniel, nunca ouve um tempo tão longo sem registros de homicídios na comunidade. Os dados são relativos ao período de 25 de dezembro do ano passado até a terça-feira (30).

Agora eu comento:

O Estado está de parabéns. E como seria sem a presença da POLÍCIA MILITAR? É claro que não seria possível alcançar esse objetivo, beneficiando toda a população de Santo Amaro e servindo, inclusive, de referência, até nacional, para todos que almejam a PAZ SOCIAL.

Em sendo assim, por que a política salarial não contemplou a POLÍCIA MILITAR com a devida ISONOMIA com a POLÍCIA CIVIL? Nada contra a Polícia Civil, mas, sim, contra o fato da Polícia Militar não ser equiparada à Polícia Civil em termos salariais.

NILSON APARECIDO TORRES GUIMARÃES – TEN CEL PMPE

Continue lendo...

domingo, 4 de abril de 2010

Circula nos e-mail dos Oficiais da PMPE a seguinte carta, que nos foi encaminhada e com a qual concordamos em sua totalidade; parabéns ao signatário pela clareza e coragem com que se posiciona neste momento tão importante para a nossa Instituição.


CARTA AOS INTEGRANTES DA PMPE


Prezados Irmãos de FARDA ( Oficiais e Praças), pensei muito antes de escrever estas linhas, como forma de consignar um sentimento que talvez pudesse humildemente se identificar com os vossos, nesse momento de constrangimento e decepção, ao qual foram submetidos vários Oficiais (Coronéis, Tenentes Coronéis, Majores, Capitães) Comandantes nos diversos níveis da nossa Corporação, e que no Palácio do Governo, representando a Briosa PMPE (pelo menos para nós e para os homens de bem da Sociedade) , quando tiveram que ouvir em alto e bom tom o tratamento desrespeitoso e arrogante do nosso Governador em razão de uma pretensão legitimamente conduzida pelo nosso Comandante Geral e vários Coronéis, que era a propositura de uma revisão na grande injustiça salarial cometida contra a PMPE.

Ficamos a nos perguntar por qual razão nós temos sido tão maltratados ao longo dos anos ? Será que ainda não se aperceberam que nossas diferenças : Tradições . Valores . Cultura , Mística, são perfeitamente compatíveis com o Novo , a Técnica, a Eficiência , a Produtividade e que conquistamos este espaço e o mantemos por quase dois séculos de existência ? Será que ainda não se aperceberam que não somos nem melhores nem piores que nenhuma categoria, mas somos indispensáveis ? Será que nosso trabalho de Garantir a Paz Social , o Estado Democrático de Direito, os Direitos individuais dos Cidadãos , MESMO COM O RISCO DA PRÓPRIA VIDA é tão insignificante que um Coronel da PM não possa aspirar um salário igual a um Delegado Especial ? Que um Soldado queira (com toda razão) ter um salário de um Agente de Polícia? Porque o Plano de compatibilização da SDS não contempla a perspectiva salarial? Somos iguais (ou mais) na cobranças , mas nas recompensas quanta diferença!. Não quero nem falar no tratamento dispensado aos Auditores Fiscais, que ganham salário igual ao do Exmo SR. Governador .

Vejamos o Decreto que criou a GEC, já nasceu preconceituoso e direcionado contra a PMPE. Vejamos a questão do PJES (congelado) e não perceptível por quem recebe a GEC, exceto na Polícia Civil que podem acumular. Quero deixar claro que a Polícia Civil também é uma Instituição séria e com grande profissionais e que souberam sempre conduzir seus pleitos perante os escalões competentes. Este exemplo serve apenas dentre vários outros pontos como referencia para refletirmos sobre como nós temos sido tratados e não é de agora. Deixo de me alongar nessas considerações para não cansar os amigos. Mas não gostaria de abrir mão de minha dignidade diante das questões da PMPE. FAÇO UM APELO AO NOSSOS CORONÉIS , legítimos representantes e líderes da PMPE , para que ouçam os demais Oficiais e discutam em conjunto as melhores formas de conduzir com altivez e independência os Anseios da Tropa de Forma Ordeira, mas Enérgica; Disciplinada, mas discutida e pensada; Altiva, sem arrogância. Estejam sempre presentes nas questões de interesse da Corporação. Os homens dessa Briosa PMPE sempre estarão ombreados com os verdadeiros LÍDERES.....COM BRAVURA E LEALDADE VARONIL!



Antonio Flávio Tavares Vieira – TC PM



Para refletirmos sobre a Nossa CORPORAÇÃO

Continue lendo...

JC ONLINE

pe360graus - Notícias - Polícia

Pernambuco.com - Últimas Notícias de Pernambuco

De onde vêm os visitantes?

  ©Template by RonySantana.

TOPO