undefined

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Relato do Ten PMPE COUTO - QUE ESTÁ NO HAITI

Ola caroS amigos..Finalmente consegui pegar num computador decente pra falar sobre o que aconteceu aqui..

Bem, Ontem, Eu estava na Log Base por volta das 1650 quando o terremoto aconteceu,Acredite nenhuma montanha russa, nenhum brinquedinho de gamestation podera na minha vida superar a sensacao que senti quando vi o mundo literalmente balancar a minha frente, foi incrivelmente ridiculo eu achar, em primeiro momento que estavam batendo com alguma coisa muito pesada no Container que eu estava. Paredes do Container viraram teto e nao sabia onde estava em certo momento, todas as coisas do escritorio que estava por la comecaram a cair em cima de mim, e comecei a evacuar todos que ainda estavam la dentro sem saber o que fazer, pois tentei manter a calma depois do primeiro momento de trauma...Existia uma canadense que esta colada ao chao de tanto medo que estava tive q forca-la a sair pra nao deixa-la sozinha, apos isso o tremor continuou e aumentou e de repente ouvimos um barulho terrivel que vinha do solo como se alguem estivesse jogando uma bomba na gente...ISSO DUROU TEMPO SUFICIENTE PRA QUE TODA A BASE FOSSE JOGADA DE UMA LADO PRO OUTRO BRUSCAMENTE.....foi literalmente a pior sensacao que ja senti em minha vida, pois me senti totalmente inutil sem poder fazer nada diante da grandeza daquele fato...

Apos o choque , abrimos todos os procedimentos de seguranca e liderei um Comboio inteiro com o carro que estava sob minha responsabilidade em direcao ao Quartel do Comando Geral da MINUSTAH, pois ate entao existia uma boato que o predio inteiro havia caido e que existiam muitos mortos nos escombros do edificio de 6 andares, quando fomos para o transito, o Caos e o panico estava instalado e a populacao , em sua maioria estavam nas ruas com medo de ficar em suas casas, tornando o transito por la um verdeiro inferno...........Quando estavamos nas ruas, eu vi cenas que normalmente so vejo em filmes: Criancas mortas nos bracos de maes e pais que pediam ajuda quando viam nosso veiculo, gente morta no meio da rua, Casas completamente destruidas, Laceracoes gravissimas, idosos necessitando de atencao medica urgente...E acompanhado disso um sensacao de desespero que tive que controlar por ter sido de certa forma, preparado para isso como Policial Militar, Quando finalmente chegamos ao meio do caminho Hotel Cristofer Sede da MINUSTAH TIVEMOS QUE PARAR NOSSO COMBOIO PORQUE NAO TINHAMOS MAIS COMO PASSAR PELOS ESCOMBROS Q TODAS AS CASAS DA RUA TINHA DEIXADO...Entao decidi liderar o Comboio a Pe em conduta de patrulha, onde ao alcancar finalmente nosso objetivome deparei com um pequeno Holocausto haitiano... Nao poderia ser, eu nao acreditava que estava acontecendo 6 andares, cheios de pessoas haviam simplesmente sido reduzido a meros escombros que nao chegam a altura seuqer de um unico andar..

Consegui passar para a area afetadae em seguida sou be que tinha um brasileiro a mais ou menos 3 ou 4 metros enterrado no chao dentro dos escombros..Ao tentar contato com a vitima soterrada ate o pescoco com areia pude perceber que na verdade Seria o Ten Cel Alexandre Santos do Exercito Brasileiro que havia realizado o curso da CioPaz no RJ..Passamos quatros horas tentando tira-lo como podiamos, sem meios e para isso tive que descer no meio dos escombros para ter acesso a uma pequena abertura que se encontrava em cima da cabeca dele, estando ele soterrado em posicao fetal...Dise-lhe meu nome e de imediato ele comecou a me chamar pedindo pra que eu nao o abandonasse...Disse a ele que nao se preocupasse pois so sairia dali de duas maneiras: Com ele ou Com ele rss, ou seja de todas as maneiras iriamos sair de la juntos...O Novo Cmt do Brabatt o CEL Azevedo Estava soterrado no momento da colisao, mas teve sorte e conseguiu ver uma luz e saiu por ela escavando com dificuldade...Apos esse fato o Senhor Comandante do Brabatt comecou a me ajudar a tirar os materiais pra resgata-lo juntamente com um contigente de excelentes Soldados bolivianos, porem como alguns ja sabem, o AFTER SHOCK (Ou seja apos o terremoto) se da com novos terremotos de grandeza menor que o primeiro e quando eu estava dentro do buraco para tira-lo outros tremores aconteceram e nessa hora vc so tem uma opcao , REZAR COMPANHEIRO E MUITO BEM MESMO para que vc nao seja mais uma vitima...Apos 4 horas e meia de muito trabalho em conjunto conseguimos tirar o TC Alexandre Sao e salvo de la com escoriacoes na perna, acreditem ele nasceu de novo naquele dia...A sensacao de salvar uma pessoa nessa situacao ja e muito boa, mas imaginem qdo essa pessoa se trata de um amigo e companheiro de farda em missao de paz? Nos abracamos e choramos muito de alegria juntamente com todo o contigente Boliviano que gritava BRASIL, BOLIVIA, BOINA AZUL!!! FOI REALMENTE EMOCIONANTE...NAO TROCARIA POR NADA EM MINHA VIDA UMA SENSACAO COMO ESSA. LEVAMOS ELE PRA UM HOSPITAL E ELE FOI DEVIDAMENTE TRATADO E PODE AGORA VOLTAR PRO SEIO DE SUA FAMILIA NO BRASIL.

QUANDO VOLTAVA DO LOCAL DO DESASTRE PARA A LOG BASE ESTAVA AMANHECENDO E AI AMIGOS FOI QUANDO EU VI REALMENTE O QUE O TERREMOTO TINHA FEITO COM O PAIS...FOI SIMPLESMENTE DEVASTADOR, NAO TENHO PALAVRAS PRA DESCREVER O QUE MAIS ESSE POVO AGUENTA SOFRER..ALEM DE MISERIA, FOME, VIOLENCIA AGORA DEVASTACAO E DESOLAMENTO? Eu e o Cap Algenor fizemos um pacto sabe? Vamos fazer a diferenca aqui , nao vamos simplesmente ficar de bracos cruzados olhando e esperando o tempo passar, vamos fazer a diferenca e elevar o nome do nosso Pais e todos vao saber que existem pessoas que realmente se importam com a questao catastrofica, por nos vividas em terras alem mar...Somos Brasileiros, muitas vezes nao reconhecidos pelo trabalho que desempenhamos, mas nao vamos deixar que tais fatos nao coloquem a fortaleza da bondade em nossos coracoes A humildade, O trabalho arduo pelos necessitados que ja desistiram de viver vao nos guiar e teremos nossas recompensas nos sorrisos daqueles que clamam por assistencia de quem nunca viu de quem nao conhece..Nos que fazemos a MINUSTAH estamos irmanados como UNPOL a fazer tudo que estiver a nosso alcance pra que superemos essas dificuldades com Louvor....Nao queremos e de antemao ja digo logo, nenhum tipo de homenagem, medalha ou qualquer recompensa que seja alem de um obrigado, estamos aqui fazendo o nosso trabalho pela humanidade e como tal, iremos vencer! Nao durmo a dois dias e meio e nao lembro aultima vez que me alimentei, porem nao vou descansar enquanto nao achar os corpos ou os sobreviventes (quisera Deus) de meus companheiros que aqui tombaram no cumprimento do dever pela paz mundial. Eh somente o que ensejamos. Voltaremos um dia de cabeca erguida com o sentimento de dever da MISSAO CUMPRIDA. obrigado a todos que nos deram qualquer tipo de apoio, a familia que tanto sofre sem saber de nada, nosso muito e eterno Obrigado. Mudei Meu caro deus em tao pouco tempo a concepcao do que se tem e do que se deve ter pra viver feliz e em Paz, ja me considero um ser humano muito melhor por isso. Brasil Acima de tudo, abaixo somente de Deus.

PS POR FAVOR SE FOREM EDITAR O TEXTO COLOQUEM A ACENTUACAO CORRETA POIS NO HAITI NAO TEMOS OS SINAIS ORTOGRAFICOS NECESSARIOS PARA FAZE-LO EM NOSSO TECLADO DE PC.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

JC ONLINE

pe360graus - Notícias - Polícia

Pernambuco.com - Últimas Notícias de Pernambuco

De onde vêm os visitantes?

  ©Template by RonySantana.

TOPO