undefined

terça-feira, 17 de agosto de 2010

SEGURANÇA PÚBLICA E DESENVOLVIMENTO: UMA DUPLA DE SUCESSO EM PERNAMBUCO – O PAPEL DE PROTAGONISTA DA POLÍCIA MILITAR (PMPE).

MUDANÇA. Nunca uma palavra foi tão usada como sinônimo de avanço, melhoria da qualidade de vida. Virou até “clichê”, de tão banalizada por alguns que a utilizam como cortina de fumaça para encobrir objetivos nefastos, principalmente na gestão de empresas, quer sejam PÚBLICAS ou PRIVADAS.

Na ótica da gestão de empresas (públicas ou privadas) a MUDANÇA pode ser classificada em três categorias, segundo sua profundidade e seu alcance: COSMÉTICA (SUPERFICIAL), ESTRUTURAL e PARADIGMÁTICA.

Um bom exemplo de mudança COSMÉTICA (SUPERFICIAL) é quando um novo gestor assume uma determinada empresa (pública ou privada) e simplesmente decide mudar o birô de posição dentro de sua sala ou pintar de outra cor o seu local de trabalho, numa tentativa em vão de proceder às mudanças NECESSÁRIAS, face à demanda de seus clientes internos e externos.

Já na mudança ESTRUTURAL, o gestor leva em consideração os processos e a escolha das pessoas incumbidas de concebê-los e conduzi-los, sempre tendo como objetivo principal a melhor prestação de serviço a sua clientela, aliado ao bem-estar de seus funcionários (públicos ou privados).

Como o próprio nome diz, a mudança PARADIGMÁTICA diz respeito à substituição de paradigmas, também se levando em conta o atendimento das demandas dos seus clientes. A despeito do que se pregava há algum tempo atrás, paradigmas não são quebrados. Simplesmente são substituídos por outros, desde que seja necessário.

No estado de Pernambuco, especialmente na área da SEGURANÇA PÚBLICA, seus gestores deliberaram em proceder a algumas MUDANÇAS na CONCEPÇÃO e CONDUÇÃO dos processos. Acho que é muito cedo para classificarmos se essas mudanças são cosméticas, estruturais ou paradigmáticas. É claro que já temos alguns RESULTADOS POSITIVOS, mas o tempo é uma variável importante a ser considerada. Vamos aguardar mais algum tempo.

É sempre bom lembrar que toda mudança (principalmente estrutural) no âmbito do poder público, diz respeito a uma POLÍTICA DE ESTADO, e não de governo. Os governos são mutáveis. O Estado é permanente. Portanto, os governantes devem ter coragem, inteligência e humildade para dar continuidade aqueles projetos que foram frutos de mudanças necessárias e que estão dando certo, mesmo se foram concebidos na gestão de adversários no campo político. O que importa aqui não é a bandeira política, mas sim o resultado final, ou seja, se está atendendo a demanda da sociedade.

Por seu turno, a POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO (PMPE) vem, desde a sua gênese, dando a sua importante e imprescindível contribuição em todo processo que exija MUDANÇAS, desde que necessárias a uma boa prestação de serviço por parte do estado à sociedade pernambucana.

No combate à criminalidade, a POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO (PMPE) é (e sempre foi) a PRIMEIRA LINHA DE FRENTE no seu enfrentamento, quando o CIDADÃO vê seus DIREITOS ameaçados, principalmente o direito a VIDA, tanto na PREVENÇÃO quanto na REPRESSÃO. Temos nosso PAPEL constitucionalmente definido e garantido, e não podemos abrir mão de nossos deveres, direitos e prerrogativas. Somos PROTAGONISTAS neste processo de MUDANÇAS.

Pesquisas indicam que o item SEGURANÇA PÚBLICA saiu dos primeiros lugares no “ranking” das principais demandas da população. Sabemos também que as empresas, de uma forma geral, levam em consideração a SEGURANÇA na hora de escolherem o local de implantação de seus empreendimentos, motivo pelo qual decidimos dar o título ao presente artigo (SEGURANÇA E DESENVOLVIMENTO: UMA DUPLA DE SUCESSO EM PERNAMBUCO – O PAPEL DE PROTAGONISTA DA POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO).

Até certo tempo atrás, o item SEGURANÇA PÚBLICA era usado como MUNIÇÃO PESADA pelos políticos, visando atacar e desconstruir gestões adversárias. Hoje, graças ao seu sucesso em PERNAMBUCO, a SEGURANÇA PÚBLICA está sendo usada como vitrine de campanha política. E não poderia ser diferente. O que está dando certo tem que ser mostrado. Isso é válido para quaisquer políticas públicas. O “PACTO PELA VIDA” é um sucesso, servindo, inclusive, de referência nacional para outros estados nas questões ligadas à segurança pública. PARABÉNS!

Comprovamos um ganho político real por parte do governo estadual, pois o candidato-governador está usando a SEGURANÇA PÚBLICA como um de seus maiores trunfos de campanha. Tanto que o cientista político ADRIANO OLIVEIRA, por conta do último debate entre os candidatos a governador do estado promovido de TV CLUBE/BANDEIRANTES, disse textualmente “... Eduardo teve um bom desempenho no debate... Eduardo acerta ao falar em segurança pública.”, conforme LINK http://www.institutomauriciodenassau.com.br/blog/o-debate-o-guia-e-a-estrutura/.

O sucesso no campo da segurança está mais do que comprovado e a POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO é PROTAGONISTA (principal, acredito) na formulação, desempenho e execução das políticas públicas voltadas à segurança pública. Tal sucesso está comprovado quando acessamos o site oficial do candidato-governador Eduardo Campos e lá encontramos um link destinado as boas práticas desenvolvidas no campo da segurança pública, conforme notícias e seus respectivos links abaixo relacionados, bem como outras notícias de outros sites/blogs, também relativas ao bom momento que atravessa a segurança pública do estado de Pernambuco:

- “Salgueiro reduz em 48% o número de homicídios.”

http://www.eduardocampos40.com.br/salgueiro-reduz-48-o-numero-de-homicidios/



- “Folha noticia: 19,93% menos homicídios em julho.”

http://www.eduardocampos40.com.br/folha-noticia-1993-menos-homicidios-em-julho/





- “Eduardo visita bairro que teve redução de 55% nos homicídios.”

http://www.eduardocampos40.com.br/eduardo-campos-em-caminhada-em-santo-amaro/



- “PACTO PELA VIDA. Pernambuco é destaque no cenário nacional da Segurança Pública.”

http://www.eduardocampos40.com.br/pernambuco-e-destaque-no-cenario-nacional-da-seguranca-publica/



- “Furtos de carros caem 19,1% em Pernambuco.”

http://www.eduardocampos40.com.br/furtos-de-carros-caem-191-em-pernambuco/



- “A mídia reconhece: Pernambuco cresceu e a violência caiu.”

http://www.eduardocampos40.com.br/a-midia-reconhece-pernambuco-cresceu-e-a-violencia-caiu/



- “Taxa de homicídios cai pelo 19º mês consecutivo.”

http://www.eduardocampos40.com.br/taxa-de-homicidios-cai-pelo-19%c2%ba-mes-consecutivo/



- “PESQUISA DATAFOLHA: Eduardo aumenta a diferença para 41 pontos.”

http://www.eduardocampos40.com.br/eduardo-aumenta-a-diferenca-para-41-pontos/



http://www.eduardocampos40.com.br/pernambuco-recebe-mais-duas-novas-industrias/



- “EMPREGO E DESENVOLVIMENTO: Pernambuco recebe mais duas indústrias.”

http://www.eduardocampos40.com.br/pernambuco-recebe-mais-duas-novas-industrias/



- “DESENVOLVIMENTO: Acelera, Pernambuco!”

http://www.eduardocampos40.com.br/acelera-pernambuco/



PERGUNTAMOS: TAL SUCESSO SERIA POSSÍVEL SEM A PARTICIPAÇÃO IMPRESCINDÍVEL DA POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO (PMPE)?! É CLARO QUE NÃO!



Pelas razões e fatos anteriormente alegados, chamamos a atenção para a importância do PROTAGONISMO da PMPE na consecução do SUCESSO alcançado na área da segurança pública em PERNAMBUCO. Somos a ÚNICA INSTITUIÇÃO do estado com presença física em todos os municípios, do litoral ao sertão, muitas das vezes desempenhando papéis que fogem a nossa competência, onde a generosidade, o altruísmo e o INTERESSE PÚBLICO são mais importantes, sempre tendo como foco principal a melhor prestação de serviço à SOCIEDADE PERNAMBUCANA.



Na tentativa de se implantar e implementar uma nova gestão na segurança pública pernambucana, está sendo estabelecida a política da MERITOCRACIA, onde os gestores são avaliados segundo seus desempenhos e resultados obtidos, e consequentemente suas respectivas instituições são reconhecidas e valorizadas. A respeito do assunto, recentemente confeccionamos um artigo, o qual foi postado no blog da AOPMPE (http://blogdaaopmpe.blogspot.com/), intitulado “MERITOCRACIA NA GESTÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA DE PERNAMBUCO.”, conforme link http://blogdaaopmpe.blogspot.com/2010/08/meritocracia-na-gestao-da-seguranca.html .



Entretanto, na concepção e condução de processos, faz-se necessário o esforço e sacrifício de PESSOAS, que são responsáveis pelo SUCESSO, ou não, de um determinado projeto. Para tanto, essas PESSOAS precisam estar MOTIVADAS, quer seja no campo do apoio logístico, capacitação profissional, dentre outros, e, principalmente, reconhecidas e valorizadas através de SALÁRIOS DIGNOS, JUSTOS e NECESSÁRIOS.



Já que estamos falando em SUCESSO, não esqueçamos as sábias palavras de BIL GATES, que disse:

“O SUCESSO é um professor perverso. Ele seduz as pessoas inteligentes e as faz pensar que jamais vão cair.”

Entrementes, gostaríamos de lembrar que para se proceder a quaisquer MUDANÇAS é necessário uma boa dose de CORAGEM. Sobre tal tema, concebemos um texto a respeito, intitulado “QUEM VAI COLOCAR A CORDA NO PESCOÇO DA ONÇA?!”, que poderá ser acessado conforme link http://blogdaaopmpe.blogspot.com/2010/08/quem-vai-colocar-corda-no-pescoco-da.html .

Ao ensejo, apesar de todas as dificuldades, o povo pernambucano ainda continua confiando na sua POLÍCIA MILITAR, fato este comprovado através de recente pesquisa publicada em livro de autoria do cientista politico Adriano Oliveira (O QUE PENSA O ELEITOR PERNANBUCANO), onde a PMPE aparece como a terceira instituição mais bem avaliada. A nossa frente só a religião e a família. Para conferir, acessem o link http://blogdaaopmpe.blogspot.com/2010/08/populacao-confia-na-pmpe.html .

Pesquisa idêntica foi feita em 30 de abril de 2009, onde a POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO (PMPE) aparece em TERCEIRO LUGAR, conforme LINK http://www.pebodycount.com.br/post/comentarios.php?post=1047#ancora

“JUNTOS SOMOS FORTES. UNIDOS (OFICIAIS E PRAÇAS, DA ATIVA E DA RESERVA) SOMOS IMBATÍVEIS!”

Um forte abraço a todos os HOMENS e MULHERES que compõem a PMPE, que diuturnamente defendem a sociedade pernambucana, MESMO COM O SACRIFÍCIO DE SUAS PRÓPRIAS VIDAS.



NILSON APARECIDO TORRES GUIMARÃES

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

JC ONLINE

pe360graus - Notícias - Polícia

Pernambuco.com - Últimas Notícias de Pernambuco

De onde vêm os visitantes?

  ©Template by RonySantana.

TOPO