undefined

domingo, 22 de agosto de 2010

PMPE: RECORDAR É VIVER, APRENDER... OU SOFRER! A OPÇÃO É NOSSA.

Nilson Torres

PMPE: RECORDAR É VIVER, APRENDER... OU SOFRER! A OPÇÃO É NOSSA.



Caros amigos e amigas policiais militares de Pernambuco (oficiais e praças, da ativa e da reserva), o melhor remédio para curar e combater as INJUSTIÇAS é o CONHECIMENTO. Todos nós devemos ter a preocupação constante de estarmos BEM INFORMADOS a respeito de todas as áreas possíveis do conhecimento humano, quer seja na economia, política, história, psicologia, dentre outros, e, principalmente, o AUTOCONHECIMENTO, que nos dará CONFIANÇA e CORAGEM para lutarmos por aquilo que acreditamos.

Aprendemos que o PASSADO deve ser usado como fonte de conhecimento e inspiração para a adoção de medidas que garantam um PRESENTE melhor e, a partir daí, projetarmos um FUTURO mais promissor.

Olhando um pouco pelo retrovisor da história, e por oportuno, há pouco tempo atrás, mais precisamente no dia 23 de dezembro de 2009, os DELEGADOS de polícia do nosso estado, através da ADEPPE, promoveram uma HOMENAGEM ao governador do estado EDUARDO CAMPOS, cujo ato foi divulgado através do site daquela associação, conforme LINK http://www.adeppe.com.br/?p=488, logo abaixo reproduzido.

Na oportunidade o governador disse textualmente aos presentes ao evento “Os Delegados e Delegadas não se arrependerão do apoio dado à nossa gestão.” (grifo nosso), por conta da homenagem recebida.

Coincidentemente, logo após esta homenagem, os DELEGADOS tiveram um aumento de 42% (quarenta e dois por cento), em detrimento dos POLICIAIS MILITARES, que só tiveram 10% (dez por cento). Isso causou uma frustração e descontentamento geral em toda tropa, ensejando numa série de tristes acontecimentos desabonadores, onde todos saíram perdendo, inclusive os Delegados, pois tal INJUSTIÇA foi amplamente divulgada pela imprensa (rádios, televisões, jornais, sites, blogs). A sociedade, com certeza, também saiu perdendo com este lamentável episódio, pois, com certeza, funcionários (policiais militares) tratados de maneira DESIGUAL e INJUSTA não terão motivação para prestar um serviço com uma melhor qualidade.

Acreditamos que tal injustiça foi cometida por conta de um MAL ASSESSORAMENTO pela cúpula da segurança pública que à época estava a frente da Secretaria de Defesa Social (SDS), pois não levou ao governador do estado a REALIDADE DOS FATOS e os verdadeiros anseios e demandas da POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO (PMPE), tanto é que logo em seguida toda cúpula responsável por tal INJUSTIÇA foi sumariamente DESTITUÍDA.

Entretanto, não podemos ficar o tempo todo assistindo outros segmentos trabalharem nos “BASTIDORES” buscando, de forma LEGÍTIMA, melhores condições para os seus associados, enquanto nós (vale aqui uma AUTOCRÍTICA) não buscamos caminhos e alternativas que possibilitem uma melhor qualidade de vida para os policiais militares. Falta-nos CORAGEM. Para ser mais claro, falo em SALÁRIOS DIGNOS, JUSTOS e NECESSÁRIOS para os POLICIAIS MILITARES que diuturnamente defendem a sociedade mesmo com o RISCO E SACRIFÍCIO de suas próprias vidas.

No dia de ontem (20 de agosto de 2010), a convite da ADEPPE, o candidato-governador EDUARDO CAMPOS compareceu à sede daquela associação para um almoço. Os delegados, por seu turno, não perderam tempo. Trataram logo de oficializar apoio político a reeleição do candidato-governador, conforme foi noticiado no BLOG DO INALDO SAMPAIO com o título “Delegados dão almoço a Eduardo Campos e anunciam apoio à Frente Popular”, segundo LINK http://maisab.globo.com/inaldosampaio/, abaixo reproduzido.

Gostaria aqui de enaltecer a brilhante iniciativa do Cel PMPE RIBEIRO, presidente do CLUBE DOS OFICIAIS PM/BM, em também convidar o candidato-governador Eduardo Campos para falar sobre as propostas que o governo estadual em relação ao bem-estar da grande família policial militar, apesar de não ficar bastante claro o que realmente será feito como RETRIBUIÇÃO aos homens e mulheres da PMPE que, literalmente, estão dando o sangue para o sucesso do “PACTO PELA VIDA”.

Apesar de não termos indicativos claros sobre uma real proposta que contemplem os policiais militares, acreditamos que a cúpula atual da SDS, tendo a frente o Dr. DAMÁSIO, bem como o nosso Comandante Geral, o Cel PMPE TAVARES LIRA, pessoas equilibradas, experientes e comprometidas, saberão lidar com esta situação e encontrarão, com sabedoria, uma SOLUÇÃO que enseje numa MELHOR CONDIÇÃO DE VIDA para os POLICIAIS MILITARES DE PERNAMBUCO (inclusive dos da RESERVA), objetivando CORRIGIR INJUSTIÇAS SALARIAIS, o que acarretará numa melhor prestação de serviços a toda sociedade pernambucana, além do governo estadual ser beneficiado com um ganho político real, pois, afinal de contas, o “PACTO PELA VIDA” é um sucesso.

Um forte abraço a todos os homens e mulheres da PMPE (oficiais e praças, da ativa e da reserva), do litoral ao sertão, que diuturnamente defendem a sociedade mesmo com o RISCO e SACRIFÍCIO de suas próprias vidas.



“JUNTOS SOMOS FORTES. UNIDOS SOMOS IMBATÍVEIS!”



NILSON APARECIDO TORRES GUIMARÃES

TEN CEL PMPE



DELEGADOS: ELES NÃO PERDEM TEMPO…

FONTE: http://maisab.globo.com/inaldosampaio/

“Delegados dão almoço a Eduardo Campos e anunciam apoio à Frente Popular”

Escrito por Inaldo Sampaio



20 de Agosto de 2010



A diretoria da Adeppe convidou o governador Eduardo Campos para participar de um almoço, hoje, na sede da entidade, afim de entregar-lhe um documento contendo as reivindicações dos delegados de polícia, e acabou formalizando o apoio da entidade aos candidatos da Frente Popular.

O anúncio foi feito pelo presidente Arlindo Teixeira que não se deu ao trabalho, sequer, de ouvir a opinião do senador Jarbas Vasconcelos, principal candidato da oposição.

Além do governador, estavam no almoço os candidatos a senador Humberto Costa e Armando Monteiro, o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, e o diretor da Polícia Civil Manoel Carneiro.





ALGUNS COMENTÁRIOS:



COMENTÁRIO DO CEL FONSECA

REALMENTE FOI TREMENDAMENTE DECEPCIONANTE E FRUSTRANTE O EVENTO EM QUESTÃO, NOTADAMENTE NO QUE DIZ RESPEITO AO POSICIONAMENTO DA NOSSA CORPORAÇÃO EM RELAÇÃO ÀS EXPECTATIVAS QUE NOS INCOMODAM. PARA QUEM ESTEVE NO COPM, PERCEBEU QUE O CENÁRIO FOI MONTADO APENAS PARA CAMPANHA ELEITORAL DA CHAPA MAJORITÁRIA DO GOVERNO ATUAL AO PRÓXIMO PLEITO ELEITORAL, AOS CUMPRIMENTOS E HONRARIAS AO GOVERNADOR E O AGRADECIMENTO DO MESMO. PARA TODOS NÓS, FICOU SIMPLESMENTE UM "MUITO OBRIGADO" POR TODOS OS ELOGIOS QUE FORAM FEITOS À POLÍCIA E BOMBEIRO MILITARES E NENHUMA PROMESSA DE FORMA OBJETIVA- MESMO CONSIDERANDO, AINDA, O MOMENTO DE DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA PERNAMBUCANA. AFORA A BRILHANTE INICIATIVA DO PRESIDENTE DO CLUBE EM PROMOVER TAL ENCONTRO, O RESCALDO QUE FICOU, ENTRETANTO, FOI O DESÂNIMO E QUASE SILÊNCIO MORTAL E "GOSTO DE GUARDA CHUVA" NA BOCA, SÓ ALIVIANDO COM ALGUMAS DOSES DE WISKY OU REFRIGERANTE. ALGUNS DOS PRESENTES CERTAMENTE UTILIZARIAM DO MOMENTO PARA CONSIDERAÇÕES E COLOCAÇÕES ASSERTIVAS E RESPEITOSAS EM TORNO DOS ANSEIOS DOS INTEGRANTES DA TROPA - COMO ESTE PRÓPRIO OFICIAL HAVIA PREPARADO NO MOMENTO (alguns souberam) -, MAS A OPORTUNIDADE NÃO FOI PERMITIDA, O MOMENTO PASSOU E O GOVERNADOR SAIU MAIS UMA VEZ DISCIPLINANDO NOSSA CORPORAÇÃO, DANDO LIÇÕES DE CONDUTAS DENTRO DA ORDEM E NADA DO QUE QUERÍAMOS OUVIR FOI DITO, NEM ENTREGUE QUALQUER DOCUMENTO PARA ANÁLISE DO MESMO. VAMOS CONTINUAR O ENORME ESFORÇO PELAS BAIXAS DOS ÍNDICES DE CRIMINALIDADE!... É MUITO BOM COMANDAR ASSIM!!!...



CEL PM FONSECA



COMENTÁRIO DO TEM CEL FLÁVIO



Prezados amigos ao ler este email do amigo NILSON senti uma tremenda frustração, pois na tarde/noite de hoje 20/08/10 participei da visita do Exmº Sr. Governador e candidato Eduardo Campos ao Clube dos Oficiais e para grande maioria dos oficiais dos Oficiais lá presentes havia uma expectativa de qualquer sinalização no sentido de que a PMPE, através dos nossos Legais, e ainda Legítimos representantes, (quero continuar pensando assim), pudessem além de apenas elogiar o nosso governador ( oque foi feito com maestria), direcionar àquela Autoridade os anseios da nossa Corporação (principalmente sobre a questão salarial) como forma de lembrar o débito Institucional para com a PMPE, face aos excelentes resultados que a redução do CVLI vem proporcionando ao Estado, tornando-se uma das principais bandeiras da política governamental, no entanto a compensação financeira veio apenas para a Polícia Civil, conforme ficou retratado no aumento diferenciado que gerou muita insatisfação e cujo desfecho final ainda não ocorreu. Mais uma vez devemos dar parabéns aos nossos companheiros da Polícia Civil, pois com muito mais MAESTRIA do que nós, conseguem agir proativamente em favor da CLASSE POLICIAL CIVIL, não deixando passar uma oportunidade de ouro como a visita de um Governador que certamente tem discernimento político, como bom democrata que tem demonstrado ser, para recepcionar o pleito de uma Categoria Relevante para o seu Governo (nós também somos), analisá-lo e discutí-lo com os canais competentes... Isso é DEMOCRACIA.... finalizo minhas colocações com tristeza e com duas perguntas que não querem calar: Até quando vamos nos comportar dessa forma e quando será o momento para a PMPE se posicionar sobre as questões do nosso interesse ?........ Um abraço TC PM FLÁVIO







CRONOLOGIA DOS FATOS

DATA: 23 DEZEMBRO 2009

FONTE: http://www.adeppe.com.br/?p=488



ADEPPE homenageia Eduardo Campos



O Governador Eduardo Campos foi claro quanto ao reconhecimento do trabalho da categoria, na manhã de hoje (23.12.09), durante a inauguração do Centro Integrado da Criança e do Adolescente. “Os Delegados e Delegadas não se arrependerão do apoio dado à nossa gestão.”, afirmou ele ao ser homenageado pela ADEPPE e receber um selo comemorativo dos 35 anos da entidade.

O chefe do Executivo comentou que 2010 será um ano melhor que 2009 e agradeceu o trabalho dos Delegados e Delegadas, a quem se dirigiu através do presidente da ADEPPE, Arlindo Teixeira.

O tributo prestado ao Governador contém o texto “A ADEPPE, nos seus 35 anos, tem a honra de homenagear o Exmo. Sr. Governador Eduardo Henrique Accioly Campos pelo alcance das metas do Pacto pela Vida.- (Gestão Inova ADEPPE - dez/2009)” impresso no selo comemorativo dos 35 anos. Na mesma ocasião, também foram agraciados o secretário de Defesa Social, Servilho Paiva e o chefe de Polícia, Manoel Carneiro.

Também receberão a homenagem o professor José Luiz de Amorim Ratton Júnior; os secretários estaduais de Administração e de Planejamento e Gestão, Paulo Câmara e Geraldo Júlio e o secretário executivo de Pessoal e Relações Institucionais, José Francisco Cavalcanti Neto.



DATA: 19 MARÇO 2010

FONTE: http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/

Acordo

Delegados aceitam proposta do governo e não farão greve. Reajuste chega até 42%

POSTADO ÀS 17:39 EM 19 DE Março DE 2010

A assembléia dos delegados acabou neste instante e acatou proposta do governo do Estado.

Os Delegados de Polícia de Pernambuco deliberaram pela aceitação da proposta do Governo do Estado em relação à reestruturação da carreira. A votação aconteceu durante a 7ª sessão da Assembleia Geral Extraordinária da Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco (ADEPPE), que encerrou no começo da noite de hoje, no auditório do Edf. Círculo Católico.

As negociações vinham acontecendo desde maio de 2009 com o Governo.

Pelo acordo, haverá reajustes que chegam até 42%, a depender do nível do policial. Nos quatro anos de gestão, o acumulado dos reajustes soma 94%



CRONOLOGIA DA INSATISFAÇÃO

Caros amigos, gostaria de começar de relatar aqui a cronologia dos fatos que vem ocorrendo dentro da PMPE, em relação a postura adotada pela SDS, no sentido de excluir a PMPE, do aumento concedido a delegados e policiais civis.



SEGUNDA 15 DE MARÇO

O Secretário de Defesa Social reúne os Coronéis da PM e apresenta a nova tabela da Gratificação de Risco Operacional.

Obs: A tabela com os novos valores foi entregue por um Coronel da PM ao secretário na hora da reunião.

O Diretor Geral de Operações se manifesta e desafia os coronéis quem terá coragem de apresentar uma tabela como aquela na tropa, que aumentaria em 65% a gratificação para os coronéis e 10% para as praças.

TERÇA FEIRA 16 DE MARÇO

Alguns coronéis começam a se articular para hipotecar apoio ao cmt geral e ao DGO, no sentido de tentar reverter a situação.

SEXTA FEIRA 9 DE MARÇO

Alguns coronéis se reúnem com o Cmt Geral e garantem entregar os cargos junto com ele.

SEGUNDA FEIRA 22 DE MARÇO

Dois coronéis se reúnem com o Chefe da CAMIL , e apresentam pare o mesmo a situação de insatisfação e tensão dentro da Polícia Militar, e pedem para o mesmo cientificar o governador.

TERÇA FEIRA 23 DE MARÇO

Um coronel da PM (da SDS) se desentende com o Gestor da SDS, Bernardo, que tenta defender o absurdo e a injustiça que está sendo cometida pela SDS, ( este Bernardo é força inimiga), ele (Bernardo) escuta umas verdades, leva uns gritos e vai fuxicar do Cel para o secretário que também tem que escutar umas verdades deste Cel.

O Comandante Geral da PM reúne-se com 4 Secretários, ainda não sabemos detalhes, mais ele chutou o pau da barraca.

Alguns coronéis se reúnem e elaboram uma proposta para apresentar ao governo a fim de sanar a crise.

QUARTA FEIRA 24 DE MARÇO

Uma reunião não programada acontece dentro do QCG, com vários oficiais superiores, e dois coronéis, que apresentam a situação e são cobrados a tomarem uma postura, ou ficarão desmoralizados perante os oficiais e a tropa. Na ocasião o mesmo informa que o Clube dos Oficiais está se posicionando a favor, e irá publicar uma nota na imprensa, informando a situação.

1 Comentário:

Fernando Jr disse...

Gostaria de saber para tirar as minhas conclusões; o Sr Eduardo Campos compareceu no dia 20 de agosto no COPM/ BM como candidato ou como governador. Alguém poderia me dizer...

Ten Cel PM Fernando

Postar um comentário

JC ONLINE

pe360graus - Notícias - Polícia

Pernambuco.com - Últimas Notícias de Pernambuco

De onde vêm os visitantes?

  ©Template by RonySantana.

TOPO